A Semana do Empreendedor Digital (Sed) chega à 3ª edição como um dos eventos mais importantes da agenda da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e da cidade. Entre os dias 14 e 16 vão passar pelo auditório Davi Dequech nomes como Felipe Ozório da Google, João Kepler da Anjos do Brasil e Daniel Zanco da Universo Varejo. O encerramento é com Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, que se dedica a entender o comportamento e os desejos da classe média.

O principal objetivo da entidade é oferecer às empresas da região uma visão estratégica sobre as possibilidades de negócio do mundo online, e mudar a visão que identifica na Internet apenas como uma concorrente das lojas físicas. Os palestrantes convidados vão tratar das tendências do varejo e das oportunidades para pequenas e médias empresas. Ainda vão ser realizadas oficinas que ensinam a usar de forma eficiente as ferramentas digitais. "Além do e-commerce é importante discutir o empreendedorismo digital como uma possibilidade dos empresários do mundo offline ampliarem seus mercados, atingindo públicos distintos que passam a conhecer os produtos e a interagir com a empresa. Esses consumidores acabam tendo um canal de relacionamento diferenciado com as lojas; além de ser uma plataforma de comércio também amplia os relacionamentos", destaca o superintendente da ACIL, Diego Menão.

Para atender a conveniência dos empresários, a Sed desta edição vai ser realizada durante o dia. Os convidados farão as palestras no período da manhã e à tarde os participantes realizam workshops; uma chance de conhecer na prática como se elabora uma boa política para o setor digital dentro das empresas.

No último dia vai ser realizada uma rodada de negócios com a participação de empresários que atuam na inserção de empresas offline no universo online. Participarão da rodada desenvolvedores de aplicativos e de plataformas de e-commerce, produtores de fotos para comércio online e agências de propaganda especializadas em publicidade digital.

A expectativa da ACIL é que neste ano o número de participantes supere o de 2013, quando 100 empresários prestigiaram o evento.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.acil.com.br/sed. Mais informações pelos telefones 3374-3011 ou 3374-3082.




AGENDA

14/10

8h30 – Abertura – Tendências do Varejo e experiência de compra

Daniel Zanco, sócio-fundador da Universo Varejo - empresa de tecnologia e consultoria para varejo e franquias - dá um panorama das tendências do varejo e de como as novas tecnologias alteram a experiência do consumidor.

10h30 - A importância do vídeo online na decisão da compra

Kadu Potinatti, da Vídeo Click – produtora paulista especializada em vídeos para Web, que atende empresas como o portal UOL, a Locaweb e a Amazon - vai tratar do peso do vídeo online no posicionamento das marcas. Ele também aborda a influência que uma boa apresentação em vídeo pode ter nas decisões do consumidor e como essa ferramenta deve ser explorada.

14h – Oficina gratuita 'Loja Virtual Passo a Passo'

A consultora Sheila Dal-Ry Issa vai explicar como dever ser a fundação e a gestão de uma loja na Web.

15/10

8h30 – Oportunidades para pequenas e médias empresas

Felipe Ozório, gerente de parceria da Google aponta opções de posicionamento de pequenas e médias empresas na Web. Ozório vai dar um panorama das ferramentas que podem ser utilizadas para que as empresas estejam melhor posicionadas no buscador mais utilizado na Internet.

10h30 – Otimize seu e-commerce

Luiz Tardelli, da SEO Master vai tratar dos motores de busca e destacar as melhores formas de posicionamento quando o foco é a venda.

14h – Oficina gratuita 'Redes Sociais'

A consultora Sheila Dal-Ry Issa aponta as formas de exploração das redes sociais mais utilizadas como o Facebook e Instagram, e como gerar conteúdo que aumenta o engajamento – curtidas, comentários e compartilhamento – do público-alvo.

16/10

8h30 – Empreendedorismo digital – Novas formas de vender

João Kepler, da Anjos do Brasil, mostra como o universo digital reduziu os custos de uma publicidade que pode atingir milhões de pessoas e orienta na operação adequada das ferramentas digitais para fazer o Marketing de qualquer negócio. Ele explica como otimizar os recursos, viralizar conteúdo e converter de forma assertiva toda aparição na rede em venda.

10h30 – Oportunidades de negócios – Os novos consumidores brasileiros

Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, fala dos desejos e do comportamento do consumidor da classe C. A palestra vai apontar as melhores formas de se conectar pela Web com a classe média que, no Brasil, movimenta R$ 1,24 trilhão por ano.

14h – Rodada de negócios

Encontro dos empresários interessados em ampliar operação offline para o online com empresas especializadas em serviços do Marketing Digital.