Para sair com o seu BMW i3, claro, será preciso recarregar as baterias de lítio do carro em casa, afinal, o Brasil praticamente engatinha no que diz respeito a veículos verdes e pontos de carregamento. A empresa alemã oferece pelo País 37 estações de recarga, sendo que no Paraná são apenas quatro, todas em Curitiba. São Paulo lidera o número de locais quase com a metade, inclusive com uma parceria recente em shoppings de alto padrão da rede Iguatemi, incluindo em Campinas e Brasília.
Para carregar o modelo, a BMW comercializa um acessório chamado BMW i Wallbox, capaz de carregar a bateria de forma rápida, variando de três horas e meia até cinco horas, dependendo da potência do equipamento instalado em casa. É possível recarregar o i3 também através de tomadas convencionais aterradas de 220v e 110v, com tempo para carregamento de 8h e 16h, respectivamente.
De acordo com a concessionária Euroimport, para uma recarga completa de bateria, o motorista gasta um pouco mais de R$ 12. Relatos de londrinenses que utilizam o i3 diariamente confirmam o aumento de conta de luz de apenas R$ 180 em 30 dias. Na cidade, foram vendidos até o momento apenas três veículos.
Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 2,5 mil carros elétricos e híbridos rodando pelas ruas, de acordo com números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a expectativa é que até o final dessa década, em 2020, as unidades atinjam a marca de 30 mil a 40 mil. (V.L.)