Por falta de informação, muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem perder a oportunidade de exportar seus produtos. O alerta é da consultora de Comércio Exterior, Simone Cavassola, que deu curso sobre Exportação de Serviços ontem direcionado a estas empresas.
Apenas duas empresas das 35 afiliadas do Sindicato da Indústria de Software do Paraná (Sinfor/PR) fazem exportação, afirmou, na ocasião, o presidente do Sindicato, Gilmar Machado. ''As outras querem exportar, mas não sabem identificar as oportunidades lá fora.''
Para a consultora, conhecer o comércio exterior é ''imprescindível'' para começar a fazer negócios lá fora. ''É preciso olhar de fora para dentro'', diz Simone, explicando que, para as empresas começarem a exportar, devem observar o ambiente internacional e então adaptar seus produtos. Este conhecimento, segundo ela, pode ser buscado em capacitações, feiras, câmaras de comércio e por entidades do governo. Informações sobre onde buscar recursos e financiamento também são de alta relevância.
Afinal, quem entra no mercado internacional não está competindo com empresas, mas com países. E nos países do exterior podem haver certas barreiras que os brasileiros desconhecem, alerta a consultora, a começar pelas questões culturais dos países mais maduros e a legislação.
As empresas que desejam atuar no mercado internacional também devem buscar certificações internacionais, como o CMMI (Capability Maturity Model Integration). ''Mas no Brasil elas são caras e o Brasil não fomenta'', critica Simone. ''As empresas tiram com recurso próprio ou a União Europeia ajuda.''
Ontem, o Departamento de Comércio Exterior do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou um curso para capacitar empresas da TIC para atuar no mercado internacional. O curso da Fiep faz parte do programa Al-Invest IV, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, que tem como objetivo fortalecer o processo de internacionalização das empresas da América Latina.
Na opinião de Simone Cavassola, as empresas de TIC brasileiras possuem produtos e serviços de grande potencial para exportação. Exemplos são o outsourcing, ou terceirização de serviços, e o software por encomenda. Outros cursos do programa Al-Invest IV serão realizados este semestre em Londrina, também em Umuarama, Curitiba e Cascavel.