MTE afirma que ferramenta vai permitir aos brasileiros acompanhar os pagamentos do seguro-desemprego e acessar informações sobre o abono salarial
MTE afirma que ferramenta vai permitir aos brasileiros acompanhar os pagamentos do seguro-desemprego e acessar informações sobre o abono salarial | Foto: Reprodução



O Ministério do Trabalho e Emprego lançou nesta terça-feira (23) o aplicativo "Sine Fácil". Com ele, segundo a pasta, o trabalhador poderá buscar vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio de celulares e tablets. A ferramenta, garante o ministério, ainda vai permitir aos brasileiros acompanharem os pagamentos do seguro-desemprego e acessar informações sobre o abono salarial, entre outros serviços.
O app está disponível para sistema Android. Ainda não há suporte para iOS. Mas, não basta baixar o Sine Fácil para acessar a ferramenta. Ela exige leitura de QR Code, código parecido com um código de barra que precisa ser lido pela câmera do celular ou tablet, e que é gerado no site http://empregabrasil.mte.gov.br. Mas, para gerar o QR Code, é preciso ter cadastro no ministério.
Na tarde desta terça-feira, a reportagem baixou o app da loja do Google e o testou. É preciso ter atenção na hora de preencher o cadastro. Após o internauta digitar dados como CPF, data de nascimento e nome da mãe, terá de responder algumas perguntas, que trazem respostas de múltipla escolha. O portal quer saber, entre outra coisas, quando foi a última contribuição do trabalhador para o INSS e a última empresa onde ele trabalhou.
Depois de preencher o cadastro, o repórter entrou no aplicativo, mas não conseguiu acessar áreas como a de pesquisa de postos de trabalho. A assessoria do ministério informou que, provavelmente, isso ocorreu por erro em alguma resposta. "As perguntas são um teste do sistema para garantir a segurança do trabalhador", disse a assessoria. Se todas as funcionalidades do sistema não forem liberadas, é preciso ligar para o telefone 158, que estava ocupado a tarde toda.
Quem conseguir vencer essas dificuldades, segundo o ministério, poderá consultar vagas de emprego de qualquer local e em qualquer horário, de acordo com seu perfil profissional, bem como agendar entrevistas com empregadores. A ferramenta permite ainda acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego. Numa segunda fase, a ideia é expandir o cardápio de serviços disponíveis por meio do aplicativo.
Para os empregadores, por sua vez, o aplicativo vai permitir verificar currículos e selecionar trabalhadores para participar de processos seletivos, diz a assessoria.
Segundo os técnicos da Dataprev, que desenvolveram o app, 1,4 milhão de trabalhadores já têm o "QR Code", necessário para utilizar o aplicativo. (Com Agência Estado)