As mudanças produzidas pelas facilidades nas telecomunicações nos últimos dez anos criaram jovens mais dinâmicos e que, ao invés de serem empregados, querem ser donos do próprio negócio, gerando a necessidade de se incentivar a inovação e o empreendedorismo entre os universitários.
Para dar vazão a esses anseios, as instituições de ensino superior oferecem espaços propícios, como a Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) ou o Centro de Empreendedorismo Sustentável, inaugurado ontem pela Universidade Filadélfia (UniFil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Filadélfia (Unifil).
Em Jacarezinho (Norte Pioneiro), o Sebrae promove, até amanhã, o GeniusCon, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O primeiro evento do gênero no Paraná terá a apresentação de 13 protótipos de startups, criadas por estudantes de 15 a 18 anos durante seus estágios, que podem vir a serem incubadas.
O diretor de operações do Sebrae no Paraná, Júlio Cezar Agostini, afirma que inovar e empreender são a chave para o desenvolvimento do estado. "Com essas parcerias, estamos dinamizando o ecossistema econômico do Paraná ao criar condições práticas de estimular essas ações entre os alunos e fazendo com que todos tenham mais participação no mercado", diz.
Para o reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, o universitário de 2016, depois de formado, não quer mais ficar sentado atrás de uma mesa de uma grande empresa, cumprindo seus horários de trabalho diários. "O jovem está focado em fabricar dinheiro. Ele quer trabalhar, mas não quer o emprego tradicional", observa. Como exemplo, cita a explosão de startups, "que estão contagiando a nova geração", e a ascensão de youtubers.

Dentro do segmento das empresas de pequeno porte, as startups que podem ser definidas como empresas iniciantes de tecnologia

Produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional