A chegada do frio junto com a proximidade do Dia das Mães está animando os lojistas e levando os filhos a antecipar as compras do presente para a data pensando em roupas e calçados mais quentes. Rose Aparecida da Silva, auxiliar geral, foi ontem às compras junto com a mãe, Aparecida Costa, atrás de uma blusa de frio. Ela, a mãe e as duas filhas são de Rolândia, visitaram as lojas pela manhã e só iriam embora no final da tarde. Nas sacolas, além do presente da matriarca da família, teve espaço também para outras comprinhas que já somavam mais de R$ 200.
O gerente da loja de calçados Jorrovi, Alberto da Rocha Almeida, comemora o grande movimento de mães e filhos em busca do presente para o grande dia, que coincidiu com a chegada da coleção de inverno. De quebra, os filhos acabam levando sacolas a mais com botas e sapatos para proteger os pés do frio. ''Como as pessoas estão buscando produtos de mais qualidade, acredito que elas vão gastar em média R$ 120'', disse Almeida. Para este ano, ele espera incremento de 10% a 12% nas vendas, já que no ano passado as vendas se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior.
A segunda data mais esperada para o comércio deste ano deve vir acompanhada de um incremento de 24% a mais nas vendas, segundo 81,8% dos lojistas consultados pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Os outros 18,2% acreditam que o desempenho do comércio deverá se igualar ao do ano passado. Lojas de calçados e eletrodomésticos esperam resultado ainda melhor: o dobro de 2011.
No ano passado, a expectativa era de crescimento de 6%, e as vendas acabaram se convertendo em um crescimento de 15% no varejo. Para o diretor comercial da Associação, Marcelo Ontivero, a alta expectativa dos lojistas tem relação com a própria data, que é a segunda mais importante depois do Natal, a diminuição dos juros e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deverá beneficiar a compra de eletrodomésticos. ''A data do Dia das Mães mexe muito com o emocional, e pelo menos um produto os filhos acabam adquirindo'', completou o diretor da Acil. Eletrônicos, roupas e acessórios lideram a lista dos presentes mais procurados.
Indecisos
Como ainda tem muita gente que sequer pensou no que vai comprar para a mãe, o comércio deverá ficar bem movimentado nos próximos dias. Cristiana Gimenez, atendente, aproveitou o tempo livre para olhar vitrines, mas ainda não era o presente da mãe que ela estava procurando. ''Pretendo comprar depois do pagamento.'' Ana Carolina Silva também não comprou o agrado para a mãe. Está indecisa e não sabe quanto vai gastar, mas garante que será ''algo que ela mereça''. ''E o que ela merece não tem preço.''