Rio de Janeiro - A diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou ontem o diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Stênio Sales Jacob, a pagar multa de R$ 200 mil. A penalidade foi aplicada porque o executivo declarou em entrevista à imprensa, em maio de 2007, que a empresa teria a intenção de investir R$ 486 milhões em 2010.
No mesmo julgamento realizado ontem à tarde, o então diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Germinal Pocá, recebeu advertência. O motivo foi a empresa não ter divulgado fato relevante sobre a intenção de investimento para 2010 imediatamente. Segundo o relator do processo administrativo na CVM, o diretor Otávio Yazbek, houve um ''atraso injustificável de três meses'' para a publicação do fato relevante.
De acordo com o diretor da CVM, não é válida a justificativa de que não haveria ainda certeza naquele momento sobre o investimento para 2010. ''A informação não precisa ser definitiva para ser considerada relevante'', disse Yazbek. Jacob e Pocá podem recorrer ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), conhecido como o Conselhinho.