O período de crise pelo qual o País passa faz com que aumente o número de empresários que deixam de pagar impostos para evitar o fechamento dos negócios, na opinião dos analistas ouvidos pela FOLHA. Eles negam que os inadimplentes sejam beneficiados porque dizem que ninguém escolhe ter dívidas. "A única vantagem que a pessoa leva é ter até dez anos para pagar parcelado", diz o advogado tributarista Lucas Ciappina de Camargo.
Ele considera que não se trata de se aproveitar da situação, mas de necessidade. "Com a crise, o número de devedores aumenta muito e o empresário que faz isso faz por desespero", diz Camargo.
O diretor político-parlamentar da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, considera que é preciso compreensão e, por isso, pede também descontos em multas e juros. "Tem quem fale que quem pagou em dívida levou a pior, mas estamos em um País em crise onde é necessário que todos deem as mãos para sairmos dessa situação."
Pietrobon afirma que é preciso relevar o prejuízo aos cofres da União pela tentativa de se manter no mercado. "Entre pagar imposto e deixar a empresa aberta, é melhor pagar somente o salário e o imposto retido na fonte", sugere. (F.G.)