Imagem ilustrativa da imagem Contribuintes podem utilizar os créditos até 30 de novembro
| Foto: Gina Mardones



Os contribuintes cadastrados no Programa Nota Londrina já podem utilizar os créditos de 2017 para abatimento do valor do IPTU de imóveis localizados no município ou destiná-los a Fundos Municipais de Políticas Públicas. O prazo é até o dia 30 de novembro.

Todo o processo é online, através do site www.nota.londrina.pr.gov.br. Para conferir e utilizar os créditos, é preciso acessar a aba "Usar meus créditos" e selecionar a destinação desejada para o saldo liberado.

Segundo o secretário municipal de Fazenda, Edson de Souza, o número de contribuintes é de 3.030 no total, somando aproximadamente R$ 58 mil em créditos. "A maioria opta pelo abatimento do IPTU", afirma.

O primeiro ano de resgate de créditos do Nota Londrina foi em 2016. "Tínhamos um pouco mais de mil contribuintes cadastrados e cerca de R$ 18 mil de créditos", diz.

Vale lembrar que quem optar no abatimento do IPTU 2018, deverá ter o número de cadastro do imóvel. Já no caso de Fundos Municipais, o contribuinte terá uma lista de fundos existentes para escolha.

CADASTRO

Para se cadastrar no Programa, é preciso acessar o site oficial nota.londrina.pr.gov.br, informando seus dados e cadastrando sua senha na página. As notas emitidas com o CPF cadastrado passarão a acumular créditos ao longo do ano. No Nota Londrina, 30% do ISS que for devido pelo serviço, retornará para o contribuinte.

NOTA LONDRINA

O Nota Londrina é um programa que visa incentivar os cidadãos a solicitarem o documento NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) com CPF quando contratarem qualquer serviço sujeito ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) na cidade, nos estabelecimentos devidamente credenciados.

A NFS-e é o documento legal necessário para a garantia de um serviço. Ela determina o quanto o prestador de serviço deverá recolher ao município e prova que o serviço foi efetivamente prestado. Sua emissão evita a sonegação fiscal.