O consumidor brasileiro busca cada vez mais informações sobre os produtos, o que torna tecnologia parte ainda mais essencial no processo de compra. A 3ª edição da pesquisa "Consumidores e empresas: tendências e comportamento no mercado nacional", divulgada na semana passada pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), aponta que tal comportamento de compra é ainda mais importante para os mais jovens.
Nesse cenário, a empresa destaca o papel do código de barras e todas as suas funcionalidades, nem sempre conhecidas pelo público. Conforme o estudo, 86% sempre procuram informações sobre a qualidade do produto antes de consumir, 81% comparam preços e 76% observam a data de validade. Dos entrevistados, 83% usam a internet para se informar, 41% preferem ir às lojas pessoalmente, 22% apelam a sugestões de pessoas próximas e 21% já usam aplicativos de smartphones.
A forma de o consumidor buscar informações muda de acordo com a idade. Os mais jovens são os que mais usam a internet e aplicativos de telefones celulares, enquanto os mais velhos são os que preferem conversar com familiares e amigos. Entretanto, 72% dos entrevistados afirmam que a razão é o fator principal na hora de efetuar uma compra, o que mostra a necessidade de prover o cliente para convencê-lo a levar o bem.

Aquele que adquire mercadorias ou serviços para si mesmo ou para sua família, comprador, freguês, cliente

Produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, técnicas
e métodos destinados a uma aplicação prática em vários campos


O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional