Já operam normalmente as descargas de granéis no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As obras de manutenção do complexo já estão concluídas, assim como a recuperação dos estragos causados pelo forte vento e pelas chuvas do final de dezembro passado.
Durante os últimos dois meses, aproveitando o período de entressafra, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou a manutenção do Corredor de Exportação, em parceria com os operadores portuários que atuam no complexo.
"Os silos horizontais e vertical (Silão) estão limpos, as chaparias e outras peças foram substituídas, e os elevadores também passaram por manutenção. Além das estruturas fixas, as correias transportadoras e os shiploaders também passaram por reparos e estão prontos para operar a todo o vapor", afirma o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.
Os seis shiploaders que operam nos três berços do Corredor (212, 213 e 214) foram lavados e lubrificados, os componentes que apresentavam defeitos foram trocados, três correias de coberturas foram substituídas por novas – adquiridas pela Appa, no valor de R$ 1,5 milhão - e as correias transportadoras também foram repostas. A manutenção do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá foi concluída dentro do prazo previsto.

Estragos
A obras de recuperação dos estragos causados pela tempestade que assolou Paranaguá em dezembro também estão concluídas. Uma empresa foi contratada para reparar os danos no Corredor de Exportação. A cobertura da moega foi refeita, assim como parte do telhado do Silão. No pátio de triagem, as placas que voaram já foram retiradas e amontoadas em um canto, liberando a passagem. Os escritórios dos operadores que atuam no pátio também funcionam normalmente e a cobertura destes já foi refeita. Quanto aos novos prédios da Appa, que também sofreram avarias, serão reparados em um segundo momento, em um novo projeto. Os prejuízos foram contabilizados em R$ 2,8 milhões.