São Paulo O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, divulgou nota em que classifica como ''ineficaz e desnecessário o choque de juros promovido pelo Banco Central''. Segundo Piva, o aumento dos juros não contribui para a função balizadora do regime de metas de inflação, além de não contribuir para a ''construção da credibilidade do novo governo''.
''A decisão de hoje (ontem) do Banco Central coloca o setor produtivo nacional entre uma violenta pressão de custos e uma demanda doméstica ainda excessivamente reprimida'', diz a nota. O documento informa ainda que a demanda externa por alguns dos produtos brasileiros tem indicações de crescimento duradouro. ''E sobre ela a decisão do Copom é inócua'', ressalva.
O presidente da Fiesp diz que as primeiras decisões do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva têm sido apropriadas para construir a credibilidade do novo governo. ''Parcela importante da apreciação recente de nossa moeda se deve a isso. Este é o caminho que deve ser trilhado e não o do aperto monetário'', defende.