Três novos empreendimentos ligados ao setor do agronegócio foram selecionados este ano pela Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel). São eles: EvolveTI, AgricomScience e Agribela. Eles se juntam a outras três empresas que já estão em desenvolvimento: Rhizotech, Infiltrador Acqua Conte e Agropixel.

alagamento
O Infiltrador Acqua Conte começou voltado para a área urbana, mas a demanda dos agricultores fez os sócios perceberem um novo nicho de mercado, e o primeiro cliente da empresa é uma chácara. A startup criou um sistema que reduz os pontos de alagamento e também armazena a água, que pode ser utilizada em período de seca.

biotecnologia
A Rhizotech trabalha com pesquisa em biotecnologia, utilizando micro-organismos que suprem a necessidade nutricional da planta, com processo de fixação de nitrogênio biológico. "É mais barato fazer o processo natural do que com fertilizante químico", explica Carlo André Zimmer, engenheiro agrônomo e sócio da empresa. A tecnologia está sendo desenvolvida para as culturas de milho, soja, feijão e trigo e permite uma eficiência de 30% a 40%.

manejo de pragas
Também na linha de biotecnologia, a recém-incubada Agrobela aposta em manejo integrado de pragas, principalmente no controle biológico na cana-de-açúcar e soja utilizando biodrop, capsulas de liberação de inimigos naturais.

Laudos fitossanitários
AgrocomScience tem um automatizador de laudos fitossanitários como carro-chefe. "Sempre as empresas precisam lançar no mercado produtos novos como herbicidas. Eles precisam gerar um laudo que é uma demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento (Mapa). É um processo oneroso e demorado. O automatizador vem acelerar esse processo. É um nicho específico", explica William Haitoshi Sumida, sócio da empresa.

georreferenciamento
A Agripixel trabalha com georreferenciamento de dados, dando mais precisão na ação do agricultor, tanto no estágio de maturidade da planta como na produtividade. A empresa analisa imagens de satélites e drones para munir o produtor rural de informações. A Agropixel desenvolveu em parceria com o Iapar (Instituto Ambiental do Paraná) um sistema de gestão para maquinários agrícolas.

Estação meteorológica
E a EnvolveTI está trabalhando no patenteamento de uma estação meteorológica portátil. O embrião do projeto nasceu no Hackathon, durante a ExpoLondrina do ano passado, passou por modificações e deve estar pronto ainda este ano. "A intenção é popularizar esse tipo de informação para que o agricultor tenha uma estação meteorológica que informe em tempo real a situação da propriedade", afirma Luiz Guilherme Lira de Arruda, sócio da EnvolveTI.

Segundo ele, a estação vai representar um avanço em ternos de agilidade do manejo e eficiência, reduzindo a perda de insumo agrícola e tornando o cultivo mais inteligente. A tomada de decisão vai ser mais acertada. (A.M.P.)