Imagem ilustrativa da imagem Cartilha traz dicas para comprar na internet
| Foto: Anderson Coelho



Um total de 110 milhões de pedidos e um faturamento de quase R$ 50 bilhões. Os números do comércio virtual brasileiro, publicados no estudo Webshoppers 2017 da Ebit, revelam que a população está cada vez mais comprando na internet.

Esse comportamento se intensifica em períodos de eventos como a Black Friday. Para se ter uma ideia, a pesquisa aponta que na sexta-feira de promoções de 2016, o faturamento chegou a R$ 1,9 bilhão, o que equivale a 13 vezes a média de um dia comum.

Pensando em toda essa movimentação, o Procon de Londrina em parceira com o Projeto Segurança na Rede, lançou uma cartilha para conscientizar os consumidores virtuais sobre como se prevenir contra possíveis problemas nas compras realizadas em lojas virtuais. A cartilha pode ser acessada aqui.

De acordo com o Procon-LD, alguns dos problemas mais comuns são: consumidores enganados por lojas virtuais falsas, atraídos principalmente por preços muito baixos; atraso na entrega dos produtos, assim como em alguns casos a pessoa chega a não recebê-los; o recebimento de produtos diferentes, seja em suas características e modelo ou mesmo como um todo.

O coordenador do projeto Segurança na Rede, o advogado especialista em Direito Digital, Fernando Peres, comenta que a maioria dos problemas com lojas virtuais estão relacionados ao ato de comprar por impulso. "Isso leva ao não planejamento da compra, isto é, a pessoa acaba não fazendo uma cotação de preços. O recomendado é inclusive, fazer essa pesquisa de preços antes de datas promocionais, como a Black Friday", diz.

Os dados iniciais do relatório de Pesquisa sobre Crimes na Internet revelam que dos 3.732 respondentes de 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, 47% já teve algum tipo de problema com a compra ou recebimento de um produto.

Além disso, 77% dos participantes afirmam não saber o que fazer casos se tornem vítimas de algum crime cometido por meio da internet. O levantamento está sendo realizado pelo projeto Segurança na Rede, desde 2015.

PAGAMENTO DIGITAL

Peres também orienta sobre os meios de pagamento. Segundo o especialista, o pagamento via sistema digital é mais seguro e rápido de ser resolvido caso o consumidor tenha algum problema com a compra. "Vamos imaginar que a compra tenha sido feita em uma loja falsa e o pagamento foi através do boleto. O procedimento para reaver o dinheiro é burocrático, pois às vezes não dá tempo de impedir que o criminoso tenha acesso a ele", destaca.

Já no pagamento digital, Peres diz que há garantias ao comprador dentro de um período, possibilitando-o de contestar a compra e venda. "É como se o dinheiro ficasse guardado e liberado somente após a confirmação da entrega do produto", completa.

RECLAMAÇÕES

O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, conta que os consumidores têm procurado cada vez mais o órgão para tirar dúvidas sobre as compras realizadas na internet. "Nesta época do ano, aumenta o número de crimes e golpes aplicados nas compras online. Pensando nisso, fizemos a cartilha para levar educação digital à população", afirma.

As reclamações registradas na internet, segundo o advogado Peres, também é uma forma des clientes diminuírem os riscos. "É natural ter problemas envolvendo atraso ou algum tipo de insatisfação, especialmente em grandes lojas, mas esse tipo de informação pode dar sinais sobre os produtos e serviços do vendedor. É importante também verificar de que a forma a loja resolveu essas demandas", reforça.

Vale lembrar ainda que na loja virtual com muito pouco ou nenhuma queixa registrada, as chances dela ser falsa são altas. "Os criminosos também estão colocando anúncios pagos nas redes sociais. Então, o consumidor deve desconfiar sempre e buscar boas referências", conclui.

DÚVIDAS

Na terça-feira (21), a partir das 10 horas, a equipe do Procon e do projeto Segurança na Rede distribuirão a cartilha no calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil. Os consumidores também podem tirar suas dúvidas no site do projeto Segurança na Rede.

Qualquer irregularidade pode ser denunciada ao Procon-LD através do telefone 151, pelo e-mail [email protected], ou pessoalmente na sede do órgão, que fica Rua Mato Grosso, 299, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrega de senhas para o atendimento é das 9 às 14 horas.