A expectativa no mercado é que o Fórum Nacional de Integração (Foniagro) e as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), que devem entrar em funcionamento a partir de novembro, deem previsibilidade e maior transparência aos produtores rurais. Isso porque serão estabelecidos métodos de cálculo de valores de referência pelo Foniagro, para que tudo possa ser discutido de forma igualitária dentro das Cadecs de cada região.
Assistente técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ariana Weiss explica que hoje, sem os órgãos, é possível observar que os produtores realmente ficam mais sujeitos à crise. "Há excesso de frango no mercado porque o poder aquisitivo diminuiu, mas os preços não foram reduzidos e o consumo vem caindo", exemplifica, sobre a baixa rentabilidade no setor.
Como resultado, ela explica que muitas indústrias aumentaram o intervalo de compra de lotes de frangos, ou reduziram os abates. O problema é que muitos produtores estão com financiamentos ativos e se sentem desprotegidos, sejam integrados, como no caso de quase 100% dos avicultores no Estado, ou independentes, caso de cerca de 20% dos suinocultores. Por isso, Ariana afirma que os órgãos de conciliação tendem a gerar uma relação melhor entre os elos da cadeia. "As Cadecs são comissões para conciliamento. Cada unidade industrial terá uma Cadec estabelecida para discutir a relação e achar uma solução conjunta para problemas como esse que temos hoje", diz.

Datas de contratos
A assistente técnica da Faep lembra que a orientação da entidade aos criadores é para que não assinem contratos com empresas caso não sejam respeitadas as cláusulas mínimas da Lei de Integração. "Busquem orientação de sindicatos regionais ou da Faep", orienta. (F.G.)