Já é possível trocar moeda nacional por estrangeira e vice-versa em terminais de autoatendimento, em transações no valor de até US$ 3 mil. A medida foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que autorizou a instalação no País de terminais específicos para este tipo de operação. Segundo o Banco Central, a iniciativa visa ampliar a capilaridade do atendimento aos turistas durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O conselho também autorizou bancos, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários a contratarem correspondentes cambiais que não estejam credenciados no Ministério do Turismo. Assim, qualquer pessoa jurídica, de qualquer setor - como padarias e recepções de hotéis - poderá fazer câmbio como correspondente.
Segundo nota divulgada pelo Banco Central, as medidas ''simplificam as operações de câmbio de pequeno valor e proporcionam mais alternativas de acesso a esse mercado''. Para realizar as operações de troca de moedas, o turista vai inserir o cartão no terminal e, dessa forma, o BC terá acesso à identificação da pessoa e ao registro da operação cambial.