Curitiba - O movimento de clientes nos bancos foi intenso ontem no primeiro dia de retorno ao trabalho dos bancários após a greve que durou uma semana. Em alguns locais no centro de Curitiba havia fila para fora das agências. A espera nos bancos por atendimento chegava a até 1 hora. Houve até quem esperasse meia hora para conseguir utilizar os caixas eletrônicos que também estavam com filas em algumas agências. A previsão do presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, é que o movimento se normalize a partir de amanhã.
Em Londrina, as agências também tiveram bastante movimento, segundo a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Londrina, Gisa Bisotto. Ela também prevê que a situação volte ao normal a partir de amanhã.
A aposentada Marlene Carneiro Lobo ficou mais de 40 minutos na fila para poder fazer depósitos e pagamentos de contas. A advogada Francieli Natali Oliveira esperou 50 minutos para retirar um cartão de conta e receber auxílio-doença. ‘’A greve é um transtorno e ainda pegou final e início de mês, quando há mais movimento nas agências com o pagamento de salários’’, disse Francieli.
A agência do Banco Itaú da Rua Dr. Muricy, no Centro de Curitiba, tinha fila de clientes para fora. A agência da Praça Carlos Gomes, também no centro, estava lotada de clientes. O auxiliar administrativo Vinicius Cristovam, ficou uma hora na fila para conseguir compensar um cheque. A agência da Caixa da Travessa Oliveira Belo e a do HSBC do Palácio Avenida também estavam cheias.
A agência do Bradesco da Avenida Marechal Deodoro também estava com movimento acima do normal. A gerente administrativa Ana Virgínia Mormelo, esperou 25 minutos no caixa eletrônico que também estava com filas.
Os bancários conseguiram reajuste de 8,5% nos salários e demais verbas salariais (com aumento real de 2,02%), de 9% nos pisos (2,49% acima da inflação) e de 12,2% no vale-alimentação. O aumento salarial ficou abaixo do pedido inicial dos trabalhadores que era 12,5% (5,4% de aumento real e 7,1% de reposição da inflação). Ontem, os funcionários do Banco do Brasil aprovaram em assembleia a volta ao trabalho a partir de hoje.