Os professores Cristiano e Elizângela Ultramar começaram a se organizar financeiramente após passarem por um momento de aperto
Os professores Cristiano e Elizângela Ultramar começaram a se organizar financeiramente após passarem por um momento de aperto



Foi num momento difícil que o casal de professores Cristiano Messias Ramalho Ultramar e Elizângela Bueno Ultramar apendeu a controlar a vida financeira. Era 2011 e ambos ficaram desempregados. Eles receberam a ajuda do amigo, o planejador financeiro Maicon Putti. "Tínhamos financiamento de automóvel e imobiliário, além do cartão de crédito para pagar", recorda.
Cristiano diz que a primeira providência foi cortar os gastos supérfluos como a TV por assinatura. "Depois vendemos o carros e fizemos uma lista de prioridades de dívidas para quitar", conta. Hoje, ambos são professores da rede municipal concursados e a situação está mais fácil. "Mas continuamos anotando tudo o que ganhamos e gastamos", garante.
Planejadora financeira do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), Juliana Sitta Queiroz afirma que momentos de crise obrigam as pessoas a se educarem. "Mas independentemente da situação, todo mundo tem de procurar saber um pouco mais de educação financeira. A internet oferece muitas coisas", aconselha. (N.B.)