Uma falha técnica no sistema de transmissão de energia levou ao desligamento de parte da geração na usina Itaipu Binacional, na noite do último domingo, o que deixou no escuro moradores no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, além de parte do Paraguai. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ontem que avaliações preliminares apontam para uma falha na subestação de Furnas em Ibiúna (SP), o que gerou o bloqueio da corrente na hidrelétrica, em Foz do Iguaçu, derrubando a geração de cerca de 5% da carga total no momento, de 64,5 mil megawatts (MW).
No Paraná, 7,5% da demanda de energia, ou 287 mil dos 4,5 milhões de domicílios, sofreram com o apagão por nove minutos, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Paranaense de Energia (Copel). No entanto, o desligamento não se concentra em apenas uma região do Estado, conforme orientação da ONS, e também evita que hospitais ou outros locais de interesse público sejam atingidos.
Por meio de nota, a usina informou que houve desligamento no sistema de transmissão de corrente que escoa a energia do setor de 50 hertz (Hz), voltado ao Paraguai e a alguns estados das três regiões. O problema ocorreu às 19h50 de domingo e voltou a funcionar às 21h15 para o país vizinho e às 23h04 para o Brasil. "Todas as unidades geradoras da usina de Itaipu seguiram funcionando normalmente, mas as unidades geradoras do setor 50Hz ficaram ‘girando em vazio’, ou seja, aguardando a normalização do sistema de transmissão para produzir", informa, em nota.
O diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, afirma que o diagnóstico sobre as reais causas do problema devem ficar prontos em duas semanas, mas que todo o desligamento ocorreu de forma correta, para aliviar a carga diante da interrupção da transmissão. "A recuperação foi muito rápida. Agora, o ONS, Furnas e os agentes envolvidos vão fazer uma avaliação técnica para investigar o ocorrido", afirmou.
À 1h52 a produção da Itaipu já atendia a programação normal, de 4,8 mil MW. A hidrelétrica tem 14 mil MW de potência instalada e é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% da energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.