Brasília - O setor automotivo apresentará em novembro uma proposta para um acordo automotivo entre Brasil e Colômbia, informou ontem o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. "Estamos trabalhando na abertura de novos mercados, especialmente com a Colômbia. Eu acredito que ainda em novembro possamos apresentar para os dois governos uma proposta do setor privado", disse.
Moan esteve ontem no Ministério da Fazenda, em Brasília, para reunião com o secretário de Política Econômica, Márcio Holland. A reunião, segundo ele, foi um encontro rotineiro, de apresentação dos dados conjunturais do setor.
Com a crise cambial na Argentina e a redução do comércio com o principal parceiro comercial do Mercosul, as montadoras brasileiras têm enfrentado dificuldades. Por isso, o setor busca novos mercados.
A negociação com a Colômbia se mostra a mais avançada e promissora até o momento. A Anfavea espera fechar um acordo até o fim de 2014. Esse acordo traria uma redução da tarifa de importação dos automóveis na tentativa de estimular a atividade das montadoras.
Os dados mais recentes da balança comercial brasileira, que encerrou setembro com o pior resultado para setembro em 16 anos, mostram que as vendas totais brasileiras aos argentinos recuaram 39,7% na comparação com setembro do ano passado. Além disso, segundo o governo brasileiro, 77% da queda das exportações de manufaturados de janeiro a setembro está relacionada à Argentina.