São Paulo - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta terça-feira (18) o reajuste tarifário de duas concessionárias de energia do Rio Grande do Sul e uma no interior do Paraná. A medida atinge um total de 40 mil unidades consumidoras nos dois estados. As informações são da Agência Brasil.
No Paraná, a Aneel aprovou o reajuste de 13,12% para as residências e 29,85% para as indústrias de Arapoti, localizada na região dos Campos Gerais, no nordeste paranaense, atendidas pela Ceral-Dis (Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti Ltda.). O reajuste médio será de 19,99%. A empresa atende um total de mil unidades consumidoras. Os novos valores começarão a ser cobrados pelas duas permissionárias a partir de 30 de julho.
A decisão também aprovou o aumento de 8,25% para os consumidores residenciais e rurais em Ijuí, na região noroeste do Rio Grande do Sul, atendidos pelo Departamento Municipal de Energia de Ijuí. Já para as indústrias do município o reajuste será de 32,66%. Os novos valores passam a ser cobrados a partir de 22 de julho. Já os consumidores residenciais atendidos pela Creral (Cooperativa de Eletrificação Rural do Alto Uruguai), que atua em Erechim, no Rio Grande do Sul, terão um reajuste de 10,95% nas contas de luz.