Setor de farmácias foi o que apresentou o melhor desempenho no acumulado de janeiro a novembro
Setor de farmácias foi o que apresentou o melhor desempenho no acumulado de janeiro a novembro | Foto: Ricardo Chicarelli



As promoções da "black friday" impulsionaram as vendas no mês de novembro e deram um respiro para alguns setores do comércio, que fecharam o mês com alta nas vendas se comparado a outubro ou com o mesmo período de 2015. Mas mesmo com o bom desempenho, o varejo deve fechar o ano no vermelho.
De acordo com a pesquisa conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), a região de Londrina teve um aumento nas vendas de 2,03% em novembro. No acumulado de janeiro a novembro, comparado com o mesmo período de 2015, porém, o comércio continua no vermelho (-3,42%).
Os setores de farmácia (4,06%), material de construção (0,22%) e vestuário e tecidos (0,18%) apresentaram o melhor desempenho nas vendas em 2016. Já os piores resultados foram dos setores de ótica (-14,84%), lojas de departamento (-14,84%) e concessionários de veículos (-9%).
Para a coordenadora de pesquisa da Fecomércio, Priscila Takata, o bom desempenho do setor farmacêutico sofreu influência em novembro das promoções da black friday, principalmente nos cosméticos, mas ao longo do ano foi uma tendência de consumo. "Ele (consumidor) está priorizando produtos de necessidades básicas. E medicamentos são produtos de urgência", comenta.
O aumento das vendas da construção civil e vestuário também foi puxado pelas promoções. A construção civil registrou alta em novembro de 5,74% em relação a novembro de 2015 e crescimento de 9,97% em relação a outubro de 2016. O economista Marcos Rambalducci, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), explica que esse desempenho é resultado da proximidade com o Natal. "São compras para pequenas reformas do consumidor preparando a casa para o Natal", avalia.
Na opinião do economista, o desempenho do varejo em novembro também está ligado a uma distribuição do consumo entre os meses de novembro e dezembro. Mesmo assim, ele acredita que Londrina deve fechar o ano com queda de entre 3,2% a 3,8%. No entanto, o faturamento dos comerciantes deve ficar mais alto do que o volume de vendas, porque teve um incremento entre 9% a 11% no preço dos produtos do varejo.
Segundo a pesquisa, as vendas no Estado tiveram um aumento de 2,84% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2015. Até então, em todos os demais meses, o faturamento do comércio havia ficado negativo na análise interanual. As vendas também tiveram acréscimo de 4,93% ante o mês de outubro.
O segmento com melhor desempenho na comparação com novembro de 2015 foi o de móveis, decoração e utilidades domésticas, com alta de 27,82%, em virtude das promoções e da black friday realizada pelas lojas, principalmente em Curitiba (42,8%).

Imagem ilustrativa da imagem Alta nas vendas em novembro dá fôlego ao varejo no Paraná



REGIÕES
Entre as sete regiões pesquisadas, os melhores resultados em novembro ante o mesmo mês do ano anterior foram detectados em Curitiba e Região Metropolitana (6,07%), Litoral (2,4%) e Londrina (2,03%). Teve leve alta o comércio de Ponta Grossa (0,98%) e Região Oeste (0,65%). Maringá e o Sudoeste apresentaram índices negativos, de -4,28% e -2,15%, respectivamente.
No acumulado de janeiro a novembro, porém, todas as regiões estão no negativo. A baixa nas vendas é mais expressiva no Litoral, com redução de 6,58% na comparação com o mesmo período de 2015, seguido por Curitiba e Região Metropolitana (-4,62%), Londrina (-3,42%), Maringá (-3,22%), Sudoeste (-2,95%), Ponta Grossa (-2,19%) e Região Oeste (-0,9%).
De acordo com Priscila, O ano ainda deve terminar no vermelho. "As vendas de Natal, apesar de sempre ser melhores do que mês de novembro, não devem ser suficiente para superar a queda do ano. 2016 deve fechar no vermelho", comenta a coordenadora.