Curitiba - As vendas do comércio paranaense devem ter um crescimento de 6% para o Dia das Mães. Pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso mostrou que 60% dos comerciantes acreditam que as vendas deste ano serão superiores ao mesmo período do ano passado.
O diretor do Datacenso, Cláudio Shimoyama, disse que entre os motivos que devem favorecer as vendas são o aumento da renda do trabalhador e a diminuição da taxa de desemprego. Ele disse que a queda do nível de endividamento também motiva os consumidores a irem às compras. Além disso, há uma flexibilização maior do crédito e as taxas de juros têm caído, começando pelos bancos públicos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
A pesquisa apontou ainda que 70% dos 200 comerciantes entrevistados pretendem realizar promoções para este período que antecede o Dia das Mães, priorizando os descontos e sorteio de prêmios. Os consumidores também devem gastar mais do que em 2011. A média de consumo esperada para o período será de R$ 165,73, valor superior ao do ano passado, de R$ 155,15. Os presentes mais citados pelos consumidores no levantamento foram roupas (37%), perfumes (17%) e calçados (11%).
Para ele, o aumento das vendas na Páscoa deste ano e a importância do Dia das Mães no varejo, ficando atrás apenas do Natal, ajudam a justificar o otimismo do comércio. Vale destacar que em 2011 as vendas para a mesma data cresceram 3% em relação a 2010.
Os shoppings de Curitiba também apostam na data. O Shopping Mueller tem expectativa de aumento de vendas de 17%. Neste ano, a cada R$ 400 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a uma Range Rover Evoque. O Shopping Palladium espera vender 15% mais e tem duas promoções: a cada R$ 400 em compras, o consumidor pode trocar por um organizador de bolsa; a cada R$ 150 em compras também concorre a uma BMW X1.
O Shopping Crystal não divulga expectativa de vendas. Neste ano, os consumidores deste shopping que gastarem R$ 600 ganham um porta-joia em couro. Os filhos também podem compartilhar o momento mais valioso que tiveram com a mãe na página do facebook do shopping e concorrer a seis joias.