Em pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), o Instituto Datacenso constatou o crescimento médio de apenas 5% nas vendas natalinas em comparativo ao mesmo período do ano passado no Estado. No último levantamento, realizado no início de dezembro, a expectativa dos comerciantes era alcançar a marca de 9%, percentual superior ao de 2011, quando as vendas cresceram 6% em relação a 2010. A entidade entrevistou 400 pessoas entre comerciantes e consumidores nos dias 26 e 27 de dezembro.
A cautela na contratação de funcionários temporários por parte dos empresários e o destino dado ao 13° salário pelos consumidores indicaram uma pequena retração na economia. Grande parte dos lojistas (68%) não contratou funcionários temporários, mantendo o mesmo índice do ano passado. Segundo os consumidores, a principal função do 13° salário foi o pagamento das contas, em 34% dos casos.
Os comerciantes de Londrina que conversaram com a FOLHA concordaram com os resultados da pesquisa da ACP. Para boa parte deles, as vendas de Natal realmente ficaram abaixo da expectativa. O gerente da Homem S/A, Clailton Aparecido Borges, disse que o ano de 2012 acabou "empatado" com 2011. "O mês de dezembro foi assustador, nem parecia que estávamos no Natal. Agora, estamos com uma expectativa boa para 2013. Espero crescer pelo menos 15%", estimou ele.
Para o gerente da TNG, Sérgio Ronaldo Moda, dezembro não é mais aquela "ilha da fantasia das vendas". "As pessoas estão usando o 13º para pagar dívidas. Além disso, o clima nos atrapalhou, choveu diversas vezes em dezembro e a cidade de forma geral não estava em clima de Natal, sem aquela decoração no Centro, que atrai os consumidores". Para este ano, Moda também almeja elevação de 15% nas vendas. "Neste início de janeiro estamos bem, vendendo o que esperávamos. Nossa confiança é grande para as vendas de 2013." (V.L.)