Sem a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dos comerciários, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) pediu à prefeitura e ao Ministério do Trabalho que fiscalizem e multem lojistas que obriguem funcionários a trabalhar na tarde de amanhã. O Código de Posturas do município prevê que os estabelecimentos abram após as 13h apenas nos dois primeiros sábados de cada mês. O diretor da entidade, Célio Vila, afirma que somente empresários que fecharem acordos individuais serão liberados.
Para ele, o acordo coletivo, vencido no último dia 30, é o que garante a extensão das atividades para o terceiro fim de semana. Porém, o advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Ed Nogueira de Azevedo Junior, insiste que, na falta de convenção anual assinada, as regras são estendidas até que um novo acordo seja fechado.
O representante do Sincoval diz que não entende a quem interessa a demora na assinatura da convenção. "Não é bom para o trabalhador, nem ao lojista ou à população", afirma. Vila diz os patrões é que querem ganhar tempo. "Eles sabem que vamos ao Tribunal Regional do Trabalho (da 9ª Região) para entrar com pedido de dissídio coletivo." (F.G.)