O Paraná apresentou crescimento de 11,5% na abertura de novas empresas no primeiro quadrimestre de 2012 em comparativo ao mesmo período do ano passado. O salto foi de 30.699 para 34.230 novos empreendimentos, segundo dados do primeiro levantamento do Empresômetro: Censo de Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, ferramenta criada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que tem sede em Curitiba. O número de ascenção do Estado é menor do que a média nacional, que apresentou evolução de 26,6% no período.

Em comparativo a outros estados da região Sul e Sudeste, os dados paranaenses são mais tímidos. Minas Gerais, por exemplo, apresentou elevação de 44,5% nos registros de novas empresas. Em segundo lugar ficou Santa Catarina (33%), seguido do Rio Grande do Sul (26,2%), Rio de Janeiro (20%) e São Paulo (19%).

Para o coordenador estadual de políticas públicas do Sebrae, César Rissete, o boom de alguns estados na criação de empresas, como aconteceu principalmente em Minas Gerais, ''não são sustentáveis por muito tempo''. No caso do Paraná, ele considera que o crescimento de 11,5% no período avaliado é bastante consistente ao longo dos últimos anos. Rissete explica que o sexto lugar na geração de empreendimentos é condizente com a situação econômica do Estado.

''Este crescimento esta diretamente relacionado à economia do Estado. Possuímos 6% do PIB nacional e 6% das empresas do País. Nosso crescimento neste quesito é sustentável e aconteceu de forma linear nos últimos anos'', avalia.

Leia a matéria completa de Victor Lopes, especial para assinantes FOLHA

Leia também:

Novos empresários apostam em Londrina

Maringá cria mais empreendimentos por habitante