Em uma blitz realizada ontem pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), 28 caminhoneiros foram enquadrados por descumprirem o Código de Trânsito Brasileiro e penalizados com quatro pontos na carteira, além de multa de R$ 127. A ação, ocorrida no Paraná, faz parte da intensificação que o órgão passou a promover na fiscalização da lei que estabelece limites à jornada de trabalho dos caminhoneiros. Durante a operação foram abordados 115 motoristas.
Pela primeira vez desde que a lei entrou em vigor, em julho, o órgão aplicou multas aos motoristas que não cumpriam as regras, como fazer paradas de 30 minutos a cada quatro horas de direção e ter repouso diário de no mínimo 11 horas. A operação será replicada em outros Estados nas próximas semanas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Os casos autuados ontem também serão enviados à Procuradoria Regional do Trabalho, que irá investigar a responsabilidade das empresas transportadoras.
Até agora, o Ministério Público do Trabalho investiga 324 transportadoras em todo o País por descumprimento à lei dos caminhoneiros. Os inquéritos ainda estão em andamento.