O sabor delicado da tilápia adapta-se bem a temperos suaves como as ervas naturais que apenas raessaltam seu sabor
O sabor delicado da tilápia adapta-se bem a temperos suaves como as ervas naturais que apenas raessaltam seu sabor | Foto: Fotos: Saulo Ohara



O bacalhau é o prato oficial da Sexta-feira da Paixão. Mas quem não teve tempo de pensar em alguma receita sofisticada com o nobre peixe para as confraternizações familiares que celebram o período de Páscoa tem a tilápia outra opção prática, saborosa e com um custo bem menor.

Segundo peixe mais consumido no mundo, a tilápia tem o Brasil como seu principal produtor. "Dentro do País, o Paraná é o Estado que concentra a maior produção deste peixe de água doce. Por ter um sabor muito suave, a tilápia ficou conhecida como o frango d´água e pode ser usada como ingrediente de vários pratos da culinária mundial", destaca Petra Wagner, proprietária da Onix Peixes, loja especializada que oferece 20 cortes diferentes de tilápia.

A nutricionista Valéria Mortara destaca que "a tilápia é uma ótima fonte de proteína e, ao contrário do frango, corre menos risco de receber aditivos químicos e hormônio". E para garantir os valores nutricionais do peixe ela aconselha a comprar produtos de boa qualidade e de procedência conhecida. "Também é importante observar as condições de armazenamento. Uma boa dica é verificar se existem cristais de gelo na embalagem, pois eles são indícios de que em algum momento o peixe sofreu descongelamento. Em casa, a tilápia também deve sempre ser mantida refrigerada", orienta.

Quanto ao preparo do peixe, Valéria sugere usar temperos leves. "A tilápia tem um sabor bastante delicado, então não vale a pena usar ingredientes fortes e sim ervas naturais que realcem essa características. Assim como qualquer peixe, a tilápia não deve ficar em contato o limão por muito tempo, senão a carne ficará curtida. O ideal é temperar a carne poucos minutos antes de levá-la ao fogão ou forno", aconselha.

Um erro comum dos consumidores em relação à tilápia apontado pela nutricionista é degustar a tilápia quase sempre frita. "Como trata-se de um peixe muito versátil, a carne da tilápia pode ser usada como alternativa de ingrediente para uma infinidade de receitas", afirma, citando como exemplo o filé de peixes com legumes que preparou com exclusividade para a Folha. "É uma receita simples, de rápido preparo, rica em nutrientes e que pode ser consumida em refeições do dia a dia", ressalta.

Valéria acredita que o pouco consumo de peixe entre os brasileiros se deve à falta de educação alimentar. "É preciso educar o paladar para sabores mais sutis. Muitas mães afirmam que não introduzem o peixe na alimentação dos filhos por medo que as crianças ingiram espinhos. O filé de tilápia não oferece este risco e é uma ótima opção para incentivar o consumo de peixe desde a infância", argumenta.

RECEITA

Ao ser retirado do forno, o prato deve ser regado com suco de limão, para finalizar polvilha-se com salsinha
Ao ser retirado do forno, o prato deve ser regado com suco de limão, para finalizar polvilha-se com salsinha
Filé de peixe com tomates
Ingredientes3 filés padrão de tilápiaSal e pimenta do Reino2 colheres de azeite¼ de pimentão amarelo, cortado em tirinhas1 cebola pequena fatiada3 tomates grandes e maduros, sem pele e sem semente3 dentes grandes de alho1 cenoura pequena, ralada1 folha de louro1 pitada de canela em pó1 limão½ xícara de salsinha picadaModo de preparoSeque bem os filés de peixe, tempere com sal e pimenta e arrume lado a lado em um refratário untado com ½ colher do azeite. Reserve. Em uma frigideira alta, refogue a cebola, a cenoura e o pimentão no restante do azeite, até que comecem a dourar. Junte o alho, e refogue mais um pouco. Adicione o louro, a canela e os tomates picados, tempere com sal, junte 50 ml de água e ferva até ter um molho encorpado. Retire a folha de louro. Este molho pode ser feito com antecedência, caso queira. Despeje o molho sobre o peixe, polvilhe metade da salsinha e leve ao forno alto (250 graus) por 20 minutos, ou até que consiga separar o peixe com um garfo. Retire do forno, regue com mais ou menos 2 colheres de suco de limão, polvilhe o restante da salsinha e aguarde 5 minutos para servir.