Sangria de espumante: releitura de um coquetel de frutas muito famoso na Europa
Sangria de espumante: releitura de um coquetel de frutas muito famoso na Europa



As altas temperaturas do verão não dão tréguas. Por isso, haja líquido para driblar o calor e diminuir a sensação térmica corporal. Quando se trata de bebidas alcoólicas, a cerveja ainda é a mais popular e consumida no Brasil. Quem gosta de drinques, a famosa caipirinha de limão e cachaça, tipicamente brasileira, não fica atrás dos pedidos. Porém, uma tendência que chegou à Londrina, vista em grandes cidades da Europa, são os drinques de verão. Para essas receitas de bebidas, frutas tropicais e cítricas, ervas mentoladas, pimentas, especiarias, licores, destilados aromatizados e muito gelo.

Cada vez mais populares, os drinques se renovam a cada temporada, se adequam à estação e seguem as tendências que surgem ao redor do mundo. Neste verão, a aposta continua sendo os drinques à base de espumantes, por serem leves e refrescantes, como o Aperol Pritz, que leva licor de ervas, vinho frisante, soda, e versões de mojitos à base de limão com outras frutas como maracujá, que, inclusive, possuem opções não alcoólicas. Além das tendências, claro, as tradicionais caipirinhas e os coquetéis frutados continuam na lista. A famosa sangria, originária da Espanha, também ganhou versão.

Imagem ilustrativa da imagem Sabores - Drinques para encher os copos e os olhos no verão



Um drinque clássico que retornou ao topo e está em alta nessa estação é o gin tônica. Feito à base de gin e água tônica, tem ganhado visibilidade e agradado aos diversos paladares, inclusive masculinos. A prova disso é o investimento em novos sabores e marcas pelo 21 Cocktail Bar, estabelecimento especializado em drinques e coquetéis em Londrina. Bebida à base de cereais, o gin passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias, por isso é considerado um aguardente aromático. Chega a um teor alcoólico de 40 a 50%. No local, existem mais de 15 tipos de gin com aromas diferentes que variam conforme a estação.

Segundo Cesar Paloco Júnior, gerente proprietário do bar, esta bebida ganhou os holofotes, principalmente pelo baixo teor calórico, investimentos das marcas na pureza e por ter notas mais secas. "Durante muitos anos, o gin foi uma bebida que não recebia atenção, era banalizada. Havia, inclusive, um preconceito grande. Mas as marcas começaram a investir e houve um 'boom' em vários países da Europa que estamos trazendo para cá. Por passar por até quatro destilações, a pureza em relação a outras é muito maior, o que garante uma bebida mais leve, que dá menos ressaca."

Gin tônica com pétalas de rosa: uma infusão sofisticada num drinque que manteve a popularidade
Gin tônica com pétalas de rosa: uma infusão sofisticada num drinque que manteve a popularidade



Tradicionalmente, a bebida leva zimbro, mas outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca a fim de obter características próprias. Entre os ingredientes mais usados estão a canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimentas, cascas de laranja, pétalas de rosa, pepino. "Temos vários gins prontos diretamente da marca, mas também fazemos infusões próprias", diz Paloco. Dentre as opções da casa, alecrim com tangerina, pepino e pétalas de rosa, canela e frutas vermelhas, canela, cuja apresentação é um show à parte, de encher os olhos.

Com marcas de bebidas exclusivas, ele comenta que também trouxe à cidade um novo conceito de drinques com menos açúcar e técnicas modernas que estão sendo repassadas por meio de cursos para outros estabelecimentos. "Conforme aumenta a apreciação pela gastronomia de alto padrão, o mesmo acontece com as bebidas. As pessoas de Londrina estão nesse processo de querer beber melhor." Sendo assim, os drinques caíram no gosto dos clientes e até mesmo o público masculino se rendeu. "As mulheres ainda são maioria, mas muitos homens têm preferido um drinque no happy hour no lugar da cerveja, por exemplo."

Outra receita de drinque que ele destaca é a sangria de espumante servida no jarro, uma releitura desse coquetel de frutas muito famoso na Europa. Em cada lugar, tem sua característica: as frutas variam, os tipos de especiarias e ervas aromáticas também, bem como o tipo de bebida alcoólica, que pode ser vinho branco, tinto, além de outros destilados. "Nesse drinque, além do espumante que confere refrescância, colocamos licor de laranja e conhaque que aumenta o teor alcoólico. As frutas em combinação com o hortelã completam o sabor", garante.