As balas aparecem em diferentes versões que se misturam com brigadeiro, beijinho, maracujá, limão, uva, damasco ou nozes
As balas aparecem em diferentes versões que se misturam com brigadeiro, beijinho, maracujá, limão, uva, damasco ou nozes



As festas infantis de hoje tornaram-se um verdadeiro evento social que conta com uma decoração impecável de temas e personagens famosos. A mesa é um show à parte, composta de bolos que mais parecem uma obra de arte, além de ser regada com dezenas de doces de todas as cores completando o cenário. É tanta opção bonita e gostosa que fica difícil escolher, ou melhor, não comer tudo. Apesar desse estilo de festa estar em alta, há quem prefira resgatar aquele tradicional modelo de festinha apenas com bolo, brigadeiro, beijinho e bala de coco. Sim, bala de coco. Ela está de volta e com a bola toda.

Quem não se recorda daquelas mesas enfeitadas com embalagem de franjinhas e a bala de coco dentro? Ao final da festa, era um tal de todo mundo sair com chapeuzinho carregado dessas. Se as balinhas já eram gostosas e remetem a um período mágico da infância, imagina trazer isso para a atualidade sem nenhum pretexto a não ser o de comer. Pois bem, com a tendência de gourmetizar tudo o que é popular no Brasil, com ela não foi diferente. Neste caso, pode-se dizer que houve um aprimoramento que resultou em coisa boa. Tão boa que é difícil se controlar.

Claudia Aviles Correia, confeiteira em Londrina, é conhecida por trazer à cidade novas opções da bala de coco tradicional. São chamadas bala de coco gourmet por serem feitas de maneira diferente e, também, terem opções de recheio. Isso mesmo: recheio. Mais macias e amanteigadas, agora, o sabor do coco se mistura com brigadeiro, beijinho, maracujá, limão, uva, damasco ou nozes. Se você arregalou os olhos só de pensar, espere até comer uma, se conseguir comer apenas uma. Por conta da junção com o recheio, são menos açucaradas, mas continuam derretendo na boca.

Para quem ficou na dúvida, ela explica que existem, basicamente, dois tipos de bala de coco. A tradicional, que é cozida no fogo e depois passa pelo processo de "puxar", e a bala de coco gourmet, que é feita por um processo frio. Ambas podem ter recheio ou não. "A bala tradicional é mais difícil de fazer porque é preciso saber o tempo certo dos ingredientes apurarem e, depois, ter a habilidade em puxar manualmente a massa para adquirir o ponto de elasticidade. Feito isso, está pronta para corte ou recheio. Mas também é preciso ficar atento para não passar do tempo e açucarar, ou seja, perder o sabor do coco", detalha a confeiteira.

Já a bala de coco gourmet, que é a nova tendência, é feita com açúcar impalpável (também chamado de confeiteiro), coco ralado e leite de coco. "Apesar de ser mais simples, também exige uma certa destreza para manusear a massa. Depois de ter adquirido a liga sovando, é só abrir no cilindro, rechear e modelar com as mãos. Se não quiser rechear, basta apenas cortar os pedaços." Além de um sabor diferente, o recheio confere um visual diferente. "Dependendo da decoração da festa, pode-se acrescentar corante de qualquer cor na massa que não interfere em nada no sabor, mas deixa a mesa mais divertida."

As balas são vendidas por quilo, sendo que 1 quilo tem aproximadamente 120 balas, variando conforme o recheio. "Como as balas de coco fazem muito sucesso, também oferece opções de embalagens com 300 gramas, para comer no dia a dia mesmo." Se nas festas infantis as balas voltaram a ser obrigatórias, outros tipos de festas e situações estão aderindo como casamentos, aniversários adultos e, ainda, lembrancinhas, como nascimento e festas em geral. "Dependendo do evento, os recheios é que mudam. Para os casamentos, há muitos pedidos de nozes, por exemplo, que quebra o açúcar e fica mais requintado."

Os brigadeiros também podem ter recheio de cheesecake, frutas, churros e doce de leite
Os brigadeiros também podem ter recheio de cheesecake, frutas, churros e doce de leite



A RELEITURA DO BRIGADEIRO
Um dos doces mais brasileiros, o brigadeiro, feito basicamente de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, também ganhou releitura e foi gourmetizado. Segundo a confeiteira, outros ingredientes são acrescidos para deixar o produto final mais requintado, mais macio e saboroso. "Os brigadeiros que faço levam chocolate em barra ou cacau em pó, além do creme de leite." Assim com as balas, os brigadeiros gourmets se diferem por terem recheio e confeito variados. "Há brigadeiro com recheio de cheesecake, frutas, churros, doce de leite. Também é possível acrescentar especiarias. Já o acabamento pode ser feito com granulados de vários tipos e cores que vão agregar na decoração da festa", finaliza.