Com frutas, legumes e verduras diversas  a alimentação  detox serve para desintoxicar o organismo, além de promover a perda de peso
Com frutas, legumes e verduras diversas a alimentação detox serve para desintoxicar o organismo, além de promover a perda de peso | Foto: Fotos: Saulo Ohara



Os excessos alimentares cometidos nas confraternizações típicas de fim de ano aliados ao desejo de restabelecer a boa forma para o verão tem levado um número cada vez maior de pessoas a aderirem às receitas detox. Abusando de frutas, legumes e verduras diversas, a dieta consiste em limpar toxinas, promover a perda de peso e aumentar a disposição.

"As receitas detox são leves e ideais para o verão. Um dos carros-chefe dessa dieta são os sucos que misturam folhas verdes com frutas e alimentos funcionais como aveia, chia e gengibre. Além de saudável, essa mistura acelera o metabolismo, provocando a queima de calorias e trazendo inúmeros benefícios à saúde", explica a nutricionista Thanise Pitelli.

Devido à aceleração metabólica, Thanise ressalta que a recomendação é que os sucos detox sejam preferencialmente consumidos em jejum, logo pela manhã. "Eles também podem ser apreciados durante o dia, mas deve-se evitar tomá-los à noite, pois podem acabar provocando dificuldades para dormir", alerta.

A semente de chia e a raiz de gengibre estão entre os ingredientes mais usados para completar os sucos
A semente de chia e a raiz de gengibre estão entre os ingredientes mais usados para completar os sucos | Foto: Fotos: Shutterstock



Na correria do dia a dia, nem todo mundo tem tempo suficiente para preparar sucos mais elaborados. Pensando em atender esse público, a estudante de Direito Stefany Azevedo criou a página Santo Detox no Facebook e começou a produzir um combo com opções de sucos para todos os dias da semana. "A dieta começa um suco detox para melhorar a disposição, preparado com couve e laranja. No segundo dia é a vez do suco 'desincha', feito com maçã e melancia. Em seguida vem o suco 'bye, celulite', que leva abacaxi, melão e chá verde. Depois, o suco 'emagrecedor', com cenoura e abacaxi. A quinta opção é o suco 'beleza', com espinafre e abacaxi. No sexto dia, o suco 'queima em 24 horas', feito com chá verde e maça. Já no sétimo dia, toma-se o suco 'anti-ressaca', que mistura melancia e beterraba", esclarece.

A londrinense destaca que todos as receitas de suco passaram por avaliação com nutricionistas. "Além de saudáveis, esses sucos são muito práticos, pois podem ficar no congelador por até sete dias e para consumi-los basta transferir do congelador para a geladeira na noite anterior", salienta.

Há sucos para desinchar, desintoxicar, emagrecer e até para combater a ressaca depois de um dia de excessos
Há sucos para desinchar, desintoxicar, emagrecer e até para combater a ressaca depois de um dia de excessos



CONTROVÉRSIAS
No entanto, há controvérsias em relação aos alimentos detox. O livro "O peso das dietas", publicado pela Editora Sensus, é baseado em estudos científicos pesquisados pela nutricionista Sophie Deram que comprovam: "as dietas são, em longo prazo, a mais importante fonte de ganho de peso das pessoas".

Doutora em Endocrinologia pela USP (Universidade de São Paulo), Sophie foi a fundo em todas as pesquisas feitas sobre o tema nos últimos anos e chegou a uma conclusão: os famosos regimes podem até funcionar no começo, mas cerca de 90% ou 95% das pessoas voltam ao peso inicial, ou até o ultrapassam. "O seu cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe-a como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você. Fazer uma dieta restritiva é uma das coisas que mais assusta e estressa o seu corpo e o seu cérebro", argumenta.