Ragu de pato:alternativa simples e saborosa para quem não pode consumir alimentos com glúten
Ragu de pato:alternativa simples e saborosa para quem não pode consumir alimentos com glúten | Foto: Divulgação



Estimativas de entidades ligadas a doenças celíacas (DC) apontam que 1% da população mundial seja acometida pela doença. No Brasil, um a cada 400 brasileiros. Mas no que implica essa doença que tanto tem se falado nos últimos anos? De acordo com a Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), DC é uma resposta imunológica intensificada ao glúten ingerido (proteína presente no trigo, cevada e centeio) em indivíduos geneticamente suscetíveis, que causa, principalmente, um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado com vários agravantes.

A divulgação maciça da doença refletiu no aumento do número de diagnósticos. E isso contribuiu para que os estudos fossem aprofundados, revelando, também, as alergias e hipersensibilidades alimentares relacionadas à proteína. No entanto, não existe medicamento. Quer dizer, a dieta isenta de glúten, por toda a vida, constitui o único tratamento disponível até o momento tanto para a doença quanto para as intolerâncias. Por isso, quem descobre sua nova condição, num primeiro momento, se vê diante de uma alimentação restritiva.

Para desmistificar isso, a chef Luana Budel, consultora de gastronomia funcional e idealizadora do blog Falando Abobrinhas, aborda técnicas de cozinha e preparos que provam que é possível ter uma alimentação criativa e saborosa mesmo com restrições alimentares. "Um dos grandes problemas é que muitas pessoas que apresentam a doença ou intolerância possuíam uma alimentação baseada em comida processada. Que, por sua vez, não é adequada para ninguém. Quando é preciso retirar o glúten da alimentação, acreditam que não vão conseguir comer mais nada."

Pelo contrário, segundo ela, pois abre-se um leque de possibilidades de comida natural e saudável que não era explorado. "Todos os legumes, verduras, oleaginosas, frutas e alguns cereais podem ser consumidos perfeitamente. Até mesmo o trivial pode se tornar criativo. E para os pratos que usam a farinha de trigo em sua composição há alternativas simples, fáceis e, o melhor de tudo, saborosas", acrescenta. Dentre eles, ela destaca as diversas opções da panificação e confeitaria, além de massas em geral, que misturam outras farinhas em sua composição.

Quem pretende realizar um prato mais elaborado, porém acessível, a chef sugere uma polenta-lasanha com ragu de carne ou pato. "Essa receita leva ingredientes facilmente encontrados no mercado e sua realização é muito tranquila; não é necessário ser um expert da cozinha", diz, listando outros pratos como Focaccia de cenoura com sálvia e chutey de abobrinha, Tabule de painço com madeleines de abóbora, Torta de chocolate com compra de frutas e Crepe com receito de pera. "Não há limites."

Polenta lasanha com ragu de pato
(Rendimento: 1 porção)IngredientesRagu de pato200 g de coxa e sobrecoxa de Pato s/ pele assada½ cebola em cubos5 dentes de alho amassado1 folha de louro ½ colher de sopa de alecrim fresco1 colher de sopa de cheiro verde fresco1 g de noz moscada pó2 g de páprica doceSal a gosto¼ de canela em pau1 colher de sopa de vinagre balsâmico2 colheres de sopa de Shoyu light260 ml de molho de tomate80 ml de vinho tinto500 ml de água ou caldo de legumesAzeite a gostoPolenta100 g de fubá para polenta italiana100 g de parmesão20 g de azeiteCeboulete a gostoSal marinho a gostoPimenta do reino branca em pó a gostoÓleo para untar quanto bastar500 ml de caldo de legumesMontagemPunhado de folhas de rúculaParmesão a gostoModo de preparo:Polenta: Em uma panela ferver o caldo de legumes com o azeite. Abaixar o fogo e acrescentar o fubá, mexendo sempre. Continuar mexendo até engrossar, adicionar o parmesão e deixar derreter. Quando a polenta estiver cozida e em consistência de creme espesso, retirar do fogo e temperar com a ceboulete e demais especiarias. Espalhar a polenta em uma camada de aproximadamente 1 cm de espessura em uma forma ou retangular previamente untada com o óleo e forrada com filme plástico. Levar para gelar e endurecer. Após endurecer, com o auxílio de cortador redondo, cortar as camadas de polenta.Ragu de pato:Desfiar a carne de pato. Esquentar a panela, adicionar um fio de azeite, acrescentar o pato e deixar dourar bem. Adicionar o sal, vinagre, cebola, alho e tomate. Adicione o vinho e água. Adicionar os demais ingredientes. Cozinhar em fogo baixo até a consistência de picadinho.Montagem:Em um prato redondo que posse ser levado ao forno, colocar um pouco do molho nu fundo. Adicionar a 1a folha de polenta e intercalar o molho. Adicionar a segunda folha de polenta, intercalar o molho e uma camada de rúcula. Adicionar a terceira folha de polenta e por cima intercalar mais uma camada de molho. Finalizar com o parmesão. Levar para assar até gratinar. Fonte: Chef Luana Budel