Filé Guanabara com Arroz Guanabara: explosão de sabor no prato que tem a preferência dos clientes
Filé Guanabara com Arroz Guanabara: explosão de sabor no prato que tem a preferência dos clientes | Foto: Luiz de Paula/ Divulgação



Para participar do evento gastronômico Festival Cozinha & Sabor, o restaurante Mercado Guanabara aposta em seu tradicional "Filé Guanabara com Arroz Guanabara" para chegar à grande final do concurso. Até o dia 20 de novembro, o público pode conhecer e votar no seu prato preferido pelo site do evento, promovido pelo Grupo Folha de Comunicação (www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor). Os três mais votados de cada categoria participam de evento para conhecer o grande vencedor.
Alexandre Guimarães, proprietário do restaurante, diz que o prato, um dos mais antigos no cardápio, foi pensado minuciosamente para o público londrinense, conhecido por ser "apaixonado por carne" em qualquer época do ano. "Pensamos, no entanto, em algo que fosse diferente da tradicional costela e com um rápido preparo. Foram vários testes até chegarmos a essa receita, quantidade exata e apresentação. Optamos pelo filé mignon grelhado e a decisão foi acertada. É o mais solicitado e chega a representar 20% dos pedidos".
A carne do prato, que pode ser individual ou servir até três pessoas, é grelhada em uma chapa de ferro quente, a qual é levada diretamente à mesa. "Esse é um dos segredos para se manter a suculência: a alta temperatura da chapa. A carne é selada de um lado e já virada porque o cozimento continua na mesa. Por cima, é colocado o queijo, que também vai derretendo. Para completar, o alho crocante dá uma explosão de sabor", detalha. A opção individual leva cerca de 200 gramas de carne e a que serve até três pessoas cerca de 800 gramas de carne.
O "Arroz Guanabara" é o acompanhamento escolhido, também popularmente conhecido por arroz biro-biro. "Mas nossa versão tem alguns ingredientes a mais que o deixam ainda mais saboroso", garante Guimarães. Entre eles, ovo, linguiça defumada, cheiro verde e onion rings (cebolas empanadas e fritas). "A combinação entre a suculência da carne e o arroz se completam e fazem a diferença. Agrada a todos os públicos". Uma porção de farofa e vinagrete acompanham o prato.

Serviço:
Mercado Guanabara (rua Assunção, 189)
Atendimento de segunda-feira a domingo das 17h às 00h. Sábados das 11h às 00h.
Filé Guanabara com Arroz Guanabara – R$ 38,00