Yakissoba Imperial: prato farto da cozinha chinesa agrada a famílias inteiras no Restaurante Taiwan
Yakissoba Imperial: prato farto da cozinha chinesa agrada a famílias inteiras no Restaurante Taiwan | Foto: Luiz de Paula/ Divulgação



Apreciada principalmente pelo seu tempero à base de especiarias, no Brasil, a comida chinesa faz muito sucesso. A mistura de ingredientes e a harmonia dos sabores – azedo, salgado, doce e amargo – bem como o modo de cozinhar os alimentos – refogado, vapor, frito – resulta em pratos diferentes aos praticados na culinária brasileira. É apostando nisso que o restaurante Taiwan, com quase 50 anos de existência, participa do Festival Cozinha & Sabor, que irá escolher o melhor prato de restaurante da cidade, com o prato Yakissoba Imperial.

Guilherme Simões, proprietário do restaurante, explica que o prato foi idealizado por um cliente, há cerca de 20 anos, que à época sugeriu a junção de dois pratos já existentes na casa. "O cliente perguntou ao nosso cozinheiro se daria para colocar o molho de um prato de carne com legumes no yakissoba tradicional. Para isso, teríamos que fazer a massa do macarrão. Ele testou e ficou ótimo. Hoje, essa receita é mais pedida que a original". Uma das diferenças, segundo ele, é que no Imperial o molho fica mais encorpado e leva mais opções de legumes.

A massa caseira é feita de forma que possa ser cozida e frita na sequência. "O molho com os legumes são colocados por cima. Além de saborosa, é uma refeição bem completa pois contém carboidrato, proteína e os legumes. A porção maior atende perfeitamente a uma família com crianças. Não tem quem não goste", diz, acrescentando que o prato corresponde a 25% de todos os pedidos diários. O sucesso da receita, para ele, se deve ao tempero especial e por ser um prato muito suculento, com bastante molho.

No site www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor é possível conhecer e votar, até o dia 20 de novembro, em um dos 13 participantes que concorrem ao título desta categoria que faz parte da terceira etapa do concurso. O três participantes mais votados pelo público vão para a final, quando uma comissão vai escolher os grandes vencedores.

Serviço:
Restaurante Taiwan (rua Benjamin Constant, 693)
Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h às 14h e 18h30 às 22h30. Sábados das 10h às 14h30 e 18h30 às 23h. Domingos das 10 às 14h30
Yakissoba Imperial - R$ 36,00 (até 3 pessoas)