VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cozinha & Sabor
25/08/2017
CARRO-CHEFE

O tradicional croquete do 'Baiano O Rei da Batida'

Estabelecimento tradicional na cidade estava desativado há dez anos e voltou a atender em Londrina em maio deste ano

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Luiz de Paula/ Divulgação
Luiz de Paula/ Divulgação - Croquete do Baiano O Rei da Batida: crocante por fora, macio por dentro
Croquete do Baiano O Rei da Batida: crocante por fora, macio por dentro


O Festival Cozinha & Sabor entra em sua segunda fase para eleger os três finalistas na categoria Comida de Boteco. No site do evento promovido pelo Grupo Folha de Comunicação (www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor) é possível conhecer e votar nos 11 participantes que concorrem ao título. Entre eles está o "Croquete de Carne" do "Baiano O Rei da Batida", estabelecimento tradicional na cidade que estava desativado há dez anos e voltou a atender em Londrina em maio deste ano.
PUBLICIDADE

Segundo Luis Gustavo Kanashiro, filho de Antonio Kanashiro (apelidado como Baiano), a porção é um dos carros-chefe do local, representando 30% dos pedidos de uma noite, e está no cardápio desde sua fundação, em 1969, antes mesmo de tornar-se um bar conhecido. "Minha mãe desenvolveu essa receita, assim como outros bolinhos famosos da casa. Ela preparava as porções e os salgadinhos fritos na hora e, meu pai, as batidas", conta o atual proprietário. Lugar preferido entre as famílias e jovens, o bar ganhou muita popularidade com os quitutes e bebidas nas décadas de 80 e 90.

Aos 81 anos, dona Cecília Kanashiro ainda comanda a cozinha do restaurante e prepara todos as porções da mesma forma. A receita do croquete também permanece igual, com os mesmo cuidados ao longo de quase 50 anos. "Não há muito segredo nos ingredientes. Temos a preocupação em escolher sempre uma carne de primeira para fazer a carne moída e os temperos sempre frescos, como cebola e cheiro verde. Acredito que a diferença esteja mais na forma de fazer que deixa o croquete bem crocante e macio ao mesmo tempo."

Cada porção servida possui 12 unidades e serve duas pessoas. Os croquetes vêm acompanhados de molho de pimenta da casa. O cardápio possui 26 opções entre aperitivos e porções, além de 17 tipos de batidas e caipirinhas. No almoço, o local serve refeições, quando também são servidos os croquetes no buffet.

Serviço
Baiano O Rei da Batida (av Ayrton Senna, 1055 – loja 13)
Atendimento de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 14h e 18h às 23h
Croquete de carne – R$ 29,00
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO
COXA SEM OSSO E COM SABOR

Pier Santa Monica concorre com o "Boneless Chicken Wings"

O proprietário do bar, Alexandre Mendes, diz que o prato escolhido se difere dos encontrados em outros estabelecimentos; saiba o motivo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic