VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cozinha & Sabor
10/11/2017
BOM PALADAR

O corte nobre do cordeiro

O stinco é preparado com o osso que confere mais sabor ao prato do Boussolé Gastrobar

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Divulgação
Divulgação - Mais saboroso que o pernil, a paleta e o carré, o stinco de cordeiro pode ser servido com vinho tinto
Mais saboroso que o pernil, a paleta e o carré, o stinco de cordeiro pode ser servido com vinho tinto


A votação para escolher o melhor prato de restaurante do Festival Cozinha & Sabor, evento gastronômico promovido pelo Grupo Folha de Comunicação, está entrando na reta final. O restaurante Boussolé Gastrobar participa desta categoria com a receita "Stinco de Cordeiro", também chamado de "jarret" pelos franceses, nome dado a esse corte específico da carne. Os três mais votados desta etapa irão para a grande final em evento com todas as categorias do concurso, que já elegeu os finalistas de melhor lanche e melhor comida de boteco. No site www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor é possível conhecer e votar em um dos 13 participantes.
PUBLICIDADE

Segundo o sócio-proprietáro Rafael Moreira Zorzato, o prato é novo no cardápio do estabelecimento e veio substituir o carré de cordeiro, outro corte conhecido. "Queríamos manter a carne de cordeiro, então, optamos por esse corte". Muito tradicional na Europa, o prato utilizando o stinco ainda não é muito difundido no Brasil. Além do cordeiro, pode ser feito com vitela e porco. Stinco quer dizer canela em italiano, cujo corte é preparado inteiro com osso. Para alguns chefs, inclusive, o stinco de cordeiro representa o que há de melhor no animal, considerado até mais mais saboroso do que o pernil, a paleta e o carré. "Essa carne fica marinando em especiarias por horas para depois assar por três horas", detalha.

Nesta receita, com o processo de cozimento (que deixa a carne soltando do osso), o líquido em que a carne fica marinando passa por uma redução junto com a gordura da carne, tornando-se um molho. "Esse molho é colocado junto ao purê de mandioquinha salsa, nosso campeão de pedidos de acompanhamento". Para completar a montagem, para dar um leve toque de refrescância, crispy de folhas de hortelã bem crocantes são acrescidas ao prato que, no total, leva 320 gramas de carne (com osso) e 100 gramas de purê. Um vinho tinto seco é sugerido como bebida para acompanhar. "É um corte nobre, dificilmente encontrado em Londrina", completa Zorzato.

Serviço:
Boussolé Gastrobar (avenida Ayrton Senna da Silva, 400)
Atendimento de segunda-feira a sábado das 11h30 às 14h30 e 17h30 às 23h. Domingo das 11h30 às 22h
Stinco de Cordeiro - R$ 59,00
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO
GASTRONOMIA LOCAL

Paixão pela carne

O Mercado Guanabara oferece um prato que vai ao encontro do paladar dos londrinenses

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic