Gnocchi de Polenta de Ragu de Rabada e Pesto de Agrião: iguaria combina com um bom vinho tinto
Gnocchi de Polenta de Ragu de Rabada e Pesto de Agrião: iguaria combina com um bom vinho tinto | Foto: Luiz de Paula/ Divulgação



Uma releitura da tradicional polenta com rabada foi criada especialmente pelo Brasiliano Bar & Cozinha para o Festival Cozinha & Sabor na categoria restaurante. A reconstrução da receita clássica brasileira ganhou um toque italiano e foi transformada em Gnocchi de Polenta de Ragu de Rabada e Pesto de Agrião.

"A tradicional polenta com rabada e agrião deu origem a uma iguaria mais influenciada pela gastronomia italiana. Criamos um gnocchi a partir da polenta. A rabada de ragu foi desossada e levada para o cozimento com diversos ingredientes que transformam seu sabor e após a redução de um percentual grande de teor de gordura a carne é cozida até ficar no ponto de desmanchar no garfo", informa o chef Marcelo Camargo, proprietário do Brasiliano Bar & Cozinha ao explicar que o molho de agrião substitui o tradicional pesto de manjericão.

De acordo com Camargo, o prato com inspiração italiana é servido em porção individual e harmoniza perfeitamente com um bom vinho tinto. "Como a rabada de ragu tem uma paladar mais intenso, pede um vinho mais encorpado", recomenda.

Nesta terceira edição, o Festival Cozinha & Sabor foi dividido em quatro categorias. Na primeira etapa do evento foram escolhidos, por meio de voto do público, os três melhores lanches e comida de boteco de Londrina. Agora é a vez dos restaurantes que podem ser votados no site da Folha de Londrina (www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor). Nele, os leitores que querem participar da votação encontrarão também as receitas dos pratos participantes, além de informações sobre o melhor da gastronomia da cidade.

Serviço:
Brasiliano Bar & Cozinha (R. Espírito Santo, 655)
Atendimento de terça-feira a sábado, a partir das 19 horas
Gnocchi de Polenta de Ragu de Rabada e Pesto de Agrião – R$ 35,90