Imagem ilustrativa da imagem Festival 'Cozinha & Sabor' entra na terceira edição
| Foto: Fotos: Shutterstock



O Grupo Folha de Comunicação chega a terceira edição do Festival Gastronômico Cozinha & Sabor, cujo objetivo é premiar lanchonetes, botecos e restaurantes de Londrina e região. Na quarta-feira(7)foi dada a largada na votação do festival (www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor), nela o público escolhe o seu lanche preferido dentro do evento que, a cada ano, se torna mais completo. Na sexta (9), começa a apresentação dos dois primeiros estabelecimentos que se inscreveram na categoria "O melhor lanche de Londrina".

Nos próximos meses, os sabores preferidos dos londrinenses, os lanches mais criativos, os pratos que deliciam a clientela que tem na gastronomia um espaço de convivência e bons temperos - além de sobremesas deliciosas - se unem neste concurso que premia parceiros e donos de estabelecimentos que têm o gostinho de trocar experiências culinárias com seu público que também é leitor da Folha.
Para que isso aconteça foram criadas este ano categorias que tornam a votação mais ampla. Em 2017, serão quatro categorias para votação online para encontrar finalistas: O Melhor Lanche de Londrina; Comida de Boteco; Restaurantes; Doces e Sobremesas. A primeira etapa - O Melhor Lanche de Londrina - já está com a votação aberta no site. "O ideal é que todos provem os lanches, quitutes e pratos antes de votar" – aponta a Gerente de Marketing Daniela Alves de Souza, que acrescenta: "Fomos buscar em todos os cantos de Londrina o que há de melhor para que leitores façam suas escolhas. É momento de acompanhar o festival, participar com votação e conferir de perto o sabor dos pratos preparados pelos participantes".
Incentivador do concurso desde o primeiro momento, o superintendente do Grupo Folha José Nicolás Mejía lembra que o Festival Cozinha & Sabor agrega a Londrina valores presentes em todas as culturas: a gastronomia como ponto de encontro de pessoas e alimentos preparados com o máximo de capricho.

Primeira categoria a ser votada é "O Melhor Lanche de Londrina"
Primeira categoria a ser votada é "O Melhor Lanche de Londrina"



Em torno da mesa dos bares e restaurantes, tudo concorre para que a especialidade de transformar a culinária num apelo de encher os olhos, também transforme a cidade num grande roteiro gastronômico durante os meses de junho a novembro, quando tradicionalmente acontece o concurso em várias etapas.
Para o gerente do Departamento Comercial, Carlos Maistro, "com a realização do concurso ganha visibilidade não apenas o lanche ou o prato a ser votado, mas também o estabelecimento que participa do evento e o serviço oferecido." Enfim, o concurso se torna também uma grande vitrine de um segmento comercial e turístico importante para a cidade.
Neste movimento, também ganha destaque um hábito que faz parte da cultura nacional: a boêmia, porque nada melhor do que degustar um prato ou lanche acompanhado de drinks ou cervejas pela noite afora, podendo escolher entre locais apresentados previamente no Portal ou nas páginas da Folha de Londrina.
Ao fim de cada etapa do concurso, assinantes FOLHA receberão via newsletter antecipadamente quem são os três finalistas de cada categoria. Ao final do cronograma, a FOLHA reúne três jurados com o desafio de escolher, entre os pratos finalistas de cada categoria, o vencedor da temporada. Na ocasião, também será divulgado o vencedor do concurso Garçom Nota 10, também escolhido pelo voto popular.
Um Guia Gastronômico será oferecido ao público-leitor na etapa final. Trata-se de uma revista que reúne matérias publicadas durante o festival e que também remete aos cadernos que nossas mães e avós deixavam para os filhos e netos com o que melhor que poderia sair de suas cozinhas.
No site da FOLHA, editoria Cozinha & Sabor, os leitores que querem participar da votação encontrarão também as receitas apresentadas no festival, além de informações sobre o melhor da gastronomia de Londrina.