Bolinhos de chuva: acredita-se que o nome do prato se deva ao fato do barulho de sua fritura lembrar os dias chuvosos
Bolinhos de chuva: acredita-se que o nome do prato se deva ao fato do barulho de sua fritura lembrar os dias chuvosos | Foto: Shutterstock



O verão chuvoso acabou frustrando as expectativas de quem planejava aproveitar a temporada de férias fazendo passeios ou praticando atividades físicas e recreativas ao ar livre. Mas o clima instável também pode servir de pretexto para outros tipos programas. Reunir familiares e amigos queridos em volta da mesa para degustar novas receitas ou mesmo resgatar pratos simples e apetitosos que nunca saem de moda pode ser boa alternativa.

Quem, por exemplo, é capaz de resistir a um convite para apreciar uma deliciosa porção de bolinhos de chuva acompanhado de um chá quentinho? Bastante popular em Portugal, a sugestiva receita tornou-se mais conhecida no Brasil graças ao programa Sítio do Picapau Amarelo, em que a cozinheira Tia Anastácia sempre fazia esses bolinhos para Pedrinho, Narizinho e para a boneca de pano Emília.

Preparados com farinha de trigo, ovos, leite e fermento químico ou bicarbonato de sódio, os bolinhos fritos em óleo quente e polvilhados com canela e açúcar têm versões parecidas em várias partes do mundo. Na França eles são chamados de 'bugnes', na Alemanha tem o 'krapfen', na Itália há o 'fritelle', e os holandeses o batizaram de 'oliebollen.'

A versão original, no entanto, é atribuída a Portugal, onde no final do século XVIII, o bolinho começou a ser produzido ainda com mandioca ou cará. Acredita-se que o nome do prato se deva ao fato do barulho de sua fritura lembrar a som da chuva. Outros creditam o nome ao encanto das crianças que costumavam ficar ainda mais ansiosas para degustar a receita em dias chuvosos, quando não podiam sair de casa para brincar.

Referências históricas à parte, o fato é que o bolinho de chuva acabou tomando gosto de infância e seu preparo requer alguns critérios. Para garantir que ele fique fofinho, tanto por dentro quanto por fora, basta misturar muito bem todos os ingredientes até obter uma massa consistente, nem muito dura, nem muito mole. A dica é ir acrescentando farinha de trigo aos poucos, sem exageros. Caso a mistura passe do ponto e fique dura demais é recomendado adicionar um pouco de leite e misture muito bem.

Quando a massa estiver com a consistência ideal é hora de começar a fritura dos bolinhos com óleo bem quente. Após colocá-los na frigideira, aconselha-se abaixar o fogo para não fiquem crus por dentro. Uma maneira de deixá-los redondos é modelá-los com a ajuda de duas colheres de sopa, usando uma delas para pegar uma porção da massa e outra para empurrá-la delicadamente no óleo quente.

Receita
Ingredientes1 ovomeia xícara(chá) de açúcarmeia xícara(chá)de leite1 pitada de sal1 colherzinha(chá)de fermento em pó1 colher(sopa)de óleo de soja1 xícara e meia(chá) de farinha de trigocanela em pó e açúcar para polvilharModo de preparoEm um recipiente coloque o ovo,o açúcar,leite e o sal. Misture e mexa bem,acrescente o fermento em pó e o óleo de soja. Continue mexendo e vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Frite em óleo bem quente pingando a massa no óleo com a ajuda de uma colher. Depois de fritos é só passar na misturinha de açúcar com canela em pó.