Arriscar-se na cozinha é uma aventura geralmente adiada por quem não tem muita intimidade com o mundo gastronômico. Mas o risco é válido principalmente se for por um motivo especial como tirar a mãe da beira do fogão e preparar para a ela um saboroso almoço para comemorar o Dia das Mães no domingo (13). A dica para garantir o sucesso da empreitada é optar por receitas que fácil preparo, garantindo assim a diminuição da chance de que algo saia errado.

A internet pode ser boa aliada quando o assunto é culinária, garante o design gráfico Luiz de Paula. "Hoje em dia existem muitos blogs e sites que ensinam várias receitas passo a passo. Dessa forma fica muito mais fácil preparar determinados pratos", afirma ao relatar que ele mesmo recorre ao mundo virtual em busca de dicas que possam incrementar seu hobbie de cozinheiro nas horas vagas.

A paixão dele pela gastronomia começou há apenas um ano e meio, mas já rende bons frutos. "Comecei postando fotos dos pratos que preparo no Instragam sem nenhum tipo de apelo comercial. O retorno foi tão grande que acabei sendo convidado para preparar algumas receitas ao vivo em programas TV locais. Devido à demanda, abri uma página do Facebook e também criei um aplicativo que permite que as pessoas incluam suas receitas em uma nuvem virtual. Dessa forma, mesmo que percam o celular ou o livro de receitas, suas informações estarão sempre salvas. O aplicativo se chama Koopcook, mesmo nome dos perfis no Instragam e no Facebook, e pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou Apple Story. Já estou trabalhando no aperfeiçoamento do sistema para que em breve as pessoas possam também compartilhar suas receitas", explica.

De Paula comenta que já se acostumou com os pedidos de dicas de amigos com vontade de cozinhar, mas que ainda têm receios na hora de preparar as receitas. "Nestes casos, digo sempre para a pessoa inicie a produção culinária optando por receitas simples, cujo preparo não exija muita sofisticação. Receitas que possam ser preparadas no micro-ondas, por exemplo, são boas opções, como é o caso do pudim de leite condensado servido na abóbora ou peixes em geral", afirma ao referir-se a duas receitas que cedeu gentilmente à Folha.

RECEITAS

Strogonoff de carne suína: com cogumelos e batata rústica é um prato fácil de preparar para um Dia das Mães sem muito trabalho na cozinha
Strogonoff de carne suína: com cogumelos e batata rústica é um prato fácil de preparar para um Dia das Mães sem muito trabalho na cozinha | Foto: Fotos: Luiz de Paula/ Divulgação
Strogonoff de carne suína
Ingredientes4 batatas rústicas1 lata de creme de leite5 dentes de alho8 unidades de cogumelos Paris5 tomates1 cebolacebolinha a gostosalsinha a gostosal a gostopimenta do reino a gosto700g de filé mignon suínoModo de preparoBatata RústicaEm uma panela com água e uma colher de vinagre, cozinhe as batatas cortadas em 20 graus, até que fiquem al dente, sem que desmanchem nem quebrem. Polvilhe sal, pimenta do reino e leve-as para o forno para assar, pode-se usar um fio de azeite caso seja usado um forno de alta temperatura. Quando as batatas estiverem visivelmente assadas e com a casca sequinha, estão prontas. O cogumelo Paris pode ser assado junto com as batatas.StrogonoffEm uma panela adicione um fio de óleo e a carne já temperada e picada em tiras pequenas com sal e pimenta do reino e deixe a fritar até a maciez desejada. Reserve. Nesta mesma panela adicione o alho ralado, cebola ralada, um fio de óleo, todos os tomates descascados, sem semente e picados para fritar por 5 minutos. Adicione um copo de água, mexa bem para descolar da panela e deixe cozinhar e fogo baixo até que o tomate vire um molho rústico. Adicione a carne, e ferva por mais 5 minutos, caso seja preciso adicionar mais água. Observe se o preparo já está homogêneo com os tomates bem dissolvidos, desligue e misture creme de leite a gosto, sal, salsinha e cebolinha picados bem pequenos. Enforme ou não uma porção de arroz. Sirva de um lado o strogonoff e do outro lado as batatas, adicione os cogumelos junto ao strogonoff ou junto as batatas caso goste deles mais sequinhos.
Imagem ilustrativa da imagem De filho para a mãe
Abobora cabotiá com pudim de leite condensado
Ingredientes1 abóbora cabotiáPudim1 lata de leite condensado1 medida de leite4 ovosCalda1 xícara de açúcar½ xícara de água1 colher (chá) de manteiga4 colheres (chá) de creme de leiteSalModo de preparoAbóboraLave bem a abóbora por fora e enxugue-a. Dê preferência a abóboras pequenas, que cozinham mais rápido. Abra uma tampa circular acima e com uma colher forte retire toda a trama e sementes de dentro e reserve.PudimBata por 2 minutos os ovos, o leite condensado e a mesma medida de leite. Despeje o preparo dentro da abóbora até que o líquido encoste na polpa de cima da abóbora. Não encha até a casca para não transbordar no cozimento. Leve ao microondas por 10 minutos e deixe descansar por 30 segundos. Repita o processo mais 10 minutos e depois de cozido leve para gelar por 5 horas.CaldaColoque o açúcar e a água em uma panela e cozinhe sem mexer até que a cor fique levemente caramelizada. Tire a panela do fogo e adicione a manteiga, mexendo sem parar. Misturada a manteiga, adicione o creme de leite a gosto também mexendo sem parar. Cuidado pois esta etapa precisa de atenção pois pode espirrar. Para finalizar, coloque uma pitadinha de sal.