VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cozinha & Sabor
04/08/2017

Churros em novas versões

Com variações cada vez mais criativas, o churros cai no gosto do brasileiro em combinações saborosas

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Schutterstock
Schutterstock - Receita original espanhola, o churros envolto em açúcar e canela vai bem com caldas de chocolate ou doce de leite
Receita original espanhola, o churros envolto em açúcar e canela vai bem com caldas de chocolate ou doce de leite


"Está passando na sua rua o carro do churros. Churros quentinhos, recheados, feitos na hora." Quem nunca ouviu essa gravação e teve vontade de sair correndo para garantir o seu que atire a primeira pedra. Existem algumas sobremesas que, dificilmente, alguém recusa. O churros é uma delas. Basta sentir o aroma no ar que logo dá vontade de comer. Muito popular no Brasil, esta iguaria bem doce, de origem espanhola, conquistou espaço no paladar tupiniquim. Em carrinhos na praia ou na praça, em vans, em cafés e nos menus de sobremesa, caiu nas graças. E como sempre, a criatividade brasileira deu novas versões.
PUBLICIDADE

Se a receita original é uma massa fina frita envolta em açúcar com canela acompanhada de caldas de chocolate ou doce de leite, aqui, a versão ganhou recheio. Diga-se de passagem, bastante recheio. Tanto que, grande parte do sucesso e popularização se deve à infinidade de opções doces para rechear. Em forma de canudos, possuem um canal central que é preenchido com doce de leite, chocolate e nas versões mais recentes, creme de avelã e de frutas. Antes, porém, frito em óleo bem quente para garantir a crocância. Depois, também é passado em mistura de açúcar com canela.

Em Londrina, os fãs desse doce puderam provar as mais diversas formas de apresentação no 1º Festival de Churros, que aconteceu no último fim de semana. Dentre as novidades, mais opções dos churros goumert, waffle de churros e milk shake de churros. Vincent Van de Velde, que possui uma sorveteria com sobremesas francesas artesanais em Curitiba, aceitou a empreitada de realizar uma receita à base de churros. "Desenvolvi uma massa semelhante à do waffle, mas com sabor do churros. É assada da mesma forma e servida quente com uma bola de sorvete e calda por cima."

Gustavo Carneiro
Gustavo Carneiro - Com massa de waffle, o churros pode ser servido com uma bola de sorvete
Com massa de waffle, o churros pode ser servido com uma bola de sorvete


O mesmo foi feito para a receita do milk shake. "É um milk shake tradicional em que colocamos pedacinhos da massa do churros. Tudo é batido junto com o sorvete, que está disponível em quatro sabores: frutas vermelhas, creme de avelã, doce de leite, caramelo com especiarias e chocolate. Todos artesanais e de receita francesa." Além das opções de caldas, também é possível acompanhar um canudo de churros.

Na onda gourmet que tomou conta do país, os churros não escaparam. Com as mais variadas opções de recheios, ganharam mais caldas, frutas, chocolates preto e branco e tudo o que se possa imaginar, do coco ralado ao leite em pó. Ademar Schupel, além dos tradicionais, desenvolveu sabores de frutas, como banana, goiaba e morango. "Na verdade, hoje, o cliente pode montar o churros da maneira que quiser. Dentro pode colocar um sabor e por cima outro, com granulado, pedaços de fruta, chocolate ou o que mais gostar. A criatividade não tem limites."

Quem deseja ficar com a receita mais simples, mas não menos gostosa, tem a receita original da Espanha. "Lá, os churros são mais finos e não têm recheio. Vêm acompanhados de um potinho com doce de leite em que podem mergulhar o canudo. Fizemos essa adaptação por aqui", explica Paulo Roberto Teles, gerente da Me Gusta Churros. Nesta versão, são cinco canudos de churros com as caldas de chocolate, doce de leite e geleia de frutas.
Marian Trigueiros
Reportagem Local
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados