Steak Diana: filé grelhado e flambado com conhaque é acompanhado de arroz com consistência de risoto
Steak Diana: filé grelhado e flambado com conhaque é acompanhado de arroz com consistência de risoto



Com mais de 50 anos de existência, O Casarão, um dos restaurantes mais antigos de Londrina, escolheu uma receita de filé mignon para participar na terceira etapa do Festival Cozinha & Sabor, que irá escolher o melhor prato de restaurante da cidade. Até o dia 20 de novembro, o público pode conhecer e votar no seu prato preferido pelo site do evento, promovido pelo Grupo Folha de Comunicação (www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor). Os três mais votados irão para a grande final que ocorrerá em evento com todas as categorias do concurso, que já elegeu os finalistas de melhor lanche e melhor comida de boteco.

Alexandre Alves Melo, gerente do estabelecimento, conta que o Steak Diana (nome dado ao prato pelos fundadores) é um filé mignon de 300 gramas grelhado e flambado com conhaque. Depois desse processo, a carne leva molho demi-glace, um dos molhos básicos da culinária da França próprio para guarnecer pratos de carne, especialmente a bovina. "No mesmo molho, também é cozido arroz do tipo parboilizado, no qual são acrescentados champignon e ervilhas, assemelhando-se à consistência de um risoto", detalha.

Segundo ele, o prato, aparentemente simples, surpreende pelo sabor com um toque cítrico. "O tempero é o grande diferencial dessa receita que, com a textura macia da carne e o arroz, tornam-se uma combinação perfeita". No cardápio, existem outras quatro opões de filé mignon, mas o Steak Diana é o mais pedido. "Somente esse prato corresponde a 30% dos pedidos de filé. Agrada a todos paladares e idades, além de ser farto e saciar bem até duas pessoas, apesar de ser indicado para uma". Como bebida para companhar, ele sugere um vinho mais encorpado ou cerveja puro malte.

SERVIÇO
Restaurante O Casarão (avenida Maringá, 899)
Atendimento de quarta a segunda-feira, das 11h30 às 14h45 e das 17h30 às 00h30
Steak Diana – R$ 59,60