O bretzel é salgado, ao contrário do pretzel, e pode ser servido com molhos variados e acompanhado de chopp
O bretzel é salgado, ao contrário do pretzel, e pode ser servido com molhos variados e acompanhado de chopp



Dentre os vários povos com maior influência na cultura do norte do Paraná estão os alemães. Um exemplo dessa atuação é Rolândia, cidade que teve grande imigração germânica, onde não falta comida e bebida típica. E quando se fala em comida alemã, logo vem à cabeça o famoso eisbein, joelho de porco. Porém, a culinária desse povo vai muito além. São diversos pratos, incluindo doces, que fazem parte desse universo gastronômico que ainda inclui as cervejas.

Quem quiser ter uma amostra desses quitutes, poderá conferir algumas opções na Maifest, evento que acontece entre os dias 29 de abril e 1º de maio nos pavilhões da Oktoberfest em Rolândia. Nestes três dias, haverá uma variedade de pratos doces e salgados, cervejas artesanais, além de muita música, feira de artesanato e apresentação de Grupos Folclóricos Alemães locais e workshop de cerveja artesanal.

De acordo com Karin Kronenberg, proprietária da Oma's Kaffe Haus, que vai estar na festa com seus produtos, existem 40 tipos de maçãs na Alemanha e, pela abundância, a fruta é utilizada em muitas receitas. Uma delas é o famoso apfelstrudel, uma espécie de torta de massa folhada recheada com maçã, um dos campeões de pedidos quando o quesito é sobremesa ou café da tarde. De massa bem fininha e amanteigada, é servida com uma bola de sorvete ou chantili de nata.

Para quem gosta de doces não muito doces, portanto, é uma opção na medida, já que quase não leva açúcar em sua receita. Além da maçã, o recheio possui uvas passas e amêndoas laminadas. Depois de assada, canela e açúcar são polvilhados por cima para dar um toque. Cada pedaço tem cerca de 150 a 200 gramas.

PÃO DE NÓ
Já quem vê um bretzel e um pretzel pode achar que trata-se da mesma coisa. O formato de nó é igual, mas o sabor é bem diferente: um é salgado e o outro doce. O primeiro, na verdade, é tradicionalmente alemão e o segundo uma adaptação norte-americana. "O bretzel é uma massa de pão mais consistente que leva um toque de sal grosso ou gergelim. Pode ser consumido puro, ou com manteiga temperada ou creme de queijo."

Na Alemanha, segundo ela, é encontrado em qualquer carrinho de rua e muito comum das pessoas comerem enquanto andam. "É algo rápido e prático." Já no Brasil, costuma-se consumir mais em bares e restaurantes como um aperitivo junto com uma cerveja. Por isso, é acompanhado de molhos a base de queijo. "No café, nossa versão do creme é a base de queijo camembert, cream cheese e páprica."

Serviço:
Maifest
Quando: 29/04 (das 18 às 0h), dia 30/04 (das 10 às 0h) e 01/05 (das 8h às 18h)
Quanto: R$ 15 (antecipado) e R$ 20 (no local) *
Onde: Pavilhões da Oktoberfest
*Convites promocionais para a Maifest podem ser adquiridos antecipadamente em pontos de Londrina, Rolândia, Arapongas, Maringá e Presidente Prudente e dá direito a um copo de chopp pilsen de 300 ml

RECEITA

Apfelstrudel: torta ideal para sobremesa ou café da tarde é servida com sorvete ou chantili
Apfelstrudel: torta ideal para sobremesa ou café da tarde é servida com sorvete ou chantili | Foto: Fotos: Anderson Coelho
Apfelstrudel
MassaIngredientes:180g de farinha de trigo3g de sal30 ml de óleo1 ovo ovo120 ml de água morna100ml manteiga derretida para pincelar na massa100g de farinha de rosca para polvilhar na massaModo de preparo:Misture o sal, o óleo e o ovo. Acrescente a farinha na batedeira com o batedor de massa e comece a misturar. Acrescente uma quantidade de água necessária para fazer uma massa macia e com liga. Bata até a massa ficar elástica e macia. Coloque a massa em uma tigela, pincele a parte de cima com óleo, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Estique a massa com as mãos enfarinhas sobre um pano coberto de farinha, até que ela fique bem fina (o pano é indispensável pra poder enrolar depois de colocar o recheio sobre a massa – (esticar a massa mais ou menos 65 x 60 cm). Quando estiver bem esticada, pincele a superfície com manteiga derretida e polvilhe com a farinha de rosca. Acrescente o recheio desejado e termine conforme necessário para cada receita em particular.Recheio de maçãsIngredientes:120 g de amêndoas laminadas1 kg de maçãs fatiadas120 g uva passa1 colher de chá de canela em pó150 g de açúcar refinadomanteiga derretida conforme o necessárioModo de preparo:Polvilhe as amêndoas sobre a farinha de rosca e a manteiga que cobrem a massa do strudel. Misture as maçãs, a canela, a raspas de limão e o açúcar espalhe sobre toda a superfície da massa esticada. Enrole o strudel, com a ajuda de uma toalha e feche as pontas. Coloque em uma forma untada e asse em forno a 175 graus. Por cerca de 30 a 50 minutos, até a massa estar corada. Sirva acompanhado de chantili ou sorvete.