VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cozinha & Sabor
28/04/2017

A Alemanha além do eisbein

Comidas típicas podem ser saboreadas naMaifest que começa neste sábado, em Rolândia, confira algumas receitas

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

O bretzel é salgado, ao contrário do pretzel, e pode ser servido com molhos variados e acompanhado de chopp
O bretzel é salgado, ao contrário do pretzel, e pode ser servido com molhos variados e acompanhado de chopp


Dentre os vários povos com maior influência na cultura do norte do Paraná estão os alemães. Um exemplo dessa atuação é Rolândia, cidade que teve grande imigração germânica, onde não falta comida e bebida típica. E quando se fala em comida alemã, logo vem à cabeça o famoso eisbein, joelho de porco. Porém, a culinária desse povo vai muito além. São diversos pratos, incluindo doces, que fazem parte desse universo gastronômico que ainda inclui as cervejas.
PUBLICIDADE

Quem quiser ter uma amostra desses quitutes, poderá conferir algumas opções na Maifest, evento que acontece entre os dias 29 de abril e 1º de maio nos pavilhões da Oktoberfest em Rolândia. Nestes três dias, haverá uma variedade de pratos doces e salgados, cervejas artesanais, além de muita música, feira de artesanato e apresentação de Grupos Folclóricos Alemães locais e workshop de cerveja artesanal.

De acordo com Karin Kronenberg, proprietária da Oma's Kaffe Haus, que vai estar na festa com seus produtos, existem 40 tipos de maçãs na Alemanha e, pela abundância, a fruta é utilizada em muitas receitas. Uma delas é o famoso apfelstrudel, uma espécie de torta de massa folhada recheada com maçã, um dos campeões de pedidos quando o quesito é sobremesa ou café da tarde. De massa bem fininha e amanteigada, é servida com uma bola de sorvete ou chantili de nata.

Para quem gosta de doces não muito doces, portanto, é uma opção na medida, já que quase não leva açúcar em sua receita. Além da maçã, o recheio possui uvas passas e amêndoas laminadas. Depois de assada, canela e açúcar são polvilhados por cima para dar um toque. Cada pedaço tem cerca de 150 a 200 gramas.

PÃO DE NÓ
Já quem vê um bretzel e um pretzel pode achar que trata-se da mesma coisa. O formato de nó é igual, mas o sabor é bem diferente: um é salgado e o outro doce. O primeiro, na verdade, é tradicionalmente alemão e o segundo uma adaptação norte-americana. "O bretzel é uma massa de pão mais consistente que leva um toque de sal grosso ou gergelim. Pode ser consumido puro, ou com manteiga temperada ou creme de queijo."

Na Alemanha, segundo ela, é encontrado em qualquer carrinho de rua e muito comum das pessoas comerem enquanto andam. "É algo rápido e prático." Já no Brasil, costuma-se consumir mais em bares e restaurantes como um aperitivo junto com uma cerveja. Por isso, é acompanhado de molhos a base de queijo. "No café, nossa versão do creme é a base de queijo camembert, cream cheese e páprica."

Serviço:
Maifest
Quando: 29/04 (das 18 às 0h), dia 30/04 (das 10 às 0h) e 01/05 (das 8h às 18h)
Quanto: R$ 15 (antecipado) e R$ 20 (no local) *
Onde: Pavilhões da Oktoberfest
*Convites promocionais para a Maifest podem ser adquiridos antecipadamente em pontos de Londrina, Rolândia, Arapongas, Maringá e Presidente Prudente e dá direito a um copo de chopp pilsen de 300 ml

RECEITA

Fotos: Anderson Coelho
Fotos: Anderson Coelho - Apfelstrudel: torta ideal para sobremesa ou café da tarde é servida com sorvete ou chantili
Apfelstrudel: torta ideal para sobremesa ou café da tarde é servida com sorvete ou chantili

Apfelstrudel

Massa
Ingredientes:
180g de farinha de trigo
3g de sal
30 ml de óleo
1 ovo ovo
120 ml de água morna
100ml manteiga derretida para pincelar na massa
100g de farinha de rosca para polvilhar na massa

Modo de preparo:
Misture o sal, o óleo e o ovo. Acrescente a farinha na batedeira com o batedor de massa e comece a misturar. Acrescente uma quantidade de água necessária para fazer uma massa macia e com liga. Bata até a massa ficar elástica e macia. Coloque a massa em uma tigela, pincele a parte de cima com óleo, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Estique a massa com as mãos enfarinhas sobre um pano coberto de farinha, até que ela fique bem fina (o pano é indispensável pra poder enrolar depois de colocar o recheio sobre a massa – (esticar a massa mais ou menos 65 x 60 cm). Quando estiver bem esticada, pincele a superfície com manteiga derretida e polvilhe com a farinha de rosca. Acrescente o recheio desejado e termine conforme necessário para cada receita em particular.

Recheio de maçãs
Ingredientes:
120 g de amêndoas laminadas
1 kg de maçãs fatiadas
120 g uva passa
1 colher de chá de canela em pó
150 g de açúcar refinado
manteiga derretida conforme o necessário

Modo de preparo:
Polvilhe as amêndoas sobre a farinha de rosca e a manteiga que cobrem a massa do strudel. Misture as maçãs, a canela, a raspas de limão e o açúcar espalhe sobre toda a superfície da massa esticada. Enrole o strudel, com a ajuda de uma toalha e feche as pontas. Coloque em uma forma untada e asse em forno a 175 graus. Por cerca de 30 a 50 minutos, até a massa estar corada. Sirva acompanhado de chantili ou sorvete.

Marian Trigueiros
Reportagem Local
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic