Imagem ilustrativa da imagem Luiza e o presente da vida
| Foto: Acervo Familiar

Das três dimensões do tempo, o presente é a que mais se parece com a eternidade. E foi para celebrar o presente da vida que amigos e familiares se reuniram no último sábado, numa festa em homenagem aos 90 anos de Luiza Alves Nunes.

Luiza, hoje uma querida leitora da Avenida Paraná, nasceu em Macatuba, no interior de São Paulo, no dia 21 de março de 1929. Era a “filha do meio” entre 15 irmãos: sete mais velhos, sete mais novos. Macatuba é uma pequena cidade que reivindica o título de Capital Nacional do Patriotismo. Não por acaso, Luiza se tornou uma patriota convicta, que respeita os símbolos pátrios, cultiva os valores do civismo e até recita poemas de amor ao Brasil. Aos 90 anos, ela acredita que a nossa nação tem por destino encontrar a grandeza perdida.

Em 1947, recém-casada com seu querido José, Luiza chegou a uma terra de esperança chamada Londrina. Não sabia o que iria encontrar no Norte do Paraná: encontrou acolhimento, amizade, trabalho e fé. Teve cinco filhos, três mulheres e dois homens, que lhe deram 13 netos e 12 bisnetos.

Para Luiza, o amor à Pátria da Terra é um caminho seguro para chegar à Pátria do Céu. Por isso, desde jovem, ela põe em prática a virtude do amor ao próximo. Ao longo dos anos, com suas mãos hábeis e caprichosas, notabilizou-se por costurar enxovais de bebês para inúmeras famílias na Catedral de Londrina, na Paróquia Rainha dos Apóstolos e em outras comunidades. Até hoje ela confecciona enxovais para as crianças que nascem na vizinhança.

Filha de Maria, devota da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, é colaboradora da Creche São José, do Jardim Marabá. Durante muitos anos atuou como voluntária do Asilo São Vicente de Paulo, onde ensinava crochê aos idosos. Também trabalhou na Casa de Apoio Madre Leônia, que atende pessoas pobres em tratamento de câncer. Há mais de 40 anos, auxilia na formação de novas vocações sacerdotais e é madrinha dos Padres de Murialdo.

O padre Ademir Leme, de Ourinhos, sobrinho-neto de Luiza, recebeu dela um decisivo apoio para seguir na vida consagrada. “Entrei no seminário aos 12 anos e me tornei padre aos 26; durante todo esse tempo, a tia Luiza foi uma das pessoas que mais me ajudaram.” Ademir foi o celebrante da missa em ação de graças pelos 90 anos de Luiza, no último sábado. No momento do ofertório, uma cena tocante e carregada de simbolismo: os bisnetos de Luiza depositaram aos pés do altar os objetos que simbolizam a trajetória da homenageada: enxovais de recém-nascidos; panos de prato decorados com crochê; um crucifixo que lhe foi entregue pelo sogro no dia de seu casamento; e até o delicioso bolo de cenoura e chocolate que ela fez e continua fazendo para filhos, netos e bisnetos.

Luiza Alves Nunes, em seus 90 anos, tem aquela serenidade alegre que encontramos em pessoas dedicadas ao bem, como Padre Kentenich, Madre Leônia e Dom Albano. Pessoas que habitam um eterno presente: a vida.