Em matéria de sustentabilidade na produção, as indústrias paranaenses ainda têm um bom caminho a percorrer. Em uma escala de 0 a 10, elas tiraram nota 4,2 na prova que analisa a produção sustentável.

Essa foi a média alcançada por 154 empresas que participaram da primeira pesquisa do programa Bússola da Sustentabilidade, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

As participantes representam 20 segmentos diferentes e estão em 48 municípios do Estado. Segundo o levantamento, 27% delas realizam esforços em direção à inovação para sustentabilidade. Os dados do 1ª Bússola de Sustentabilidade foram divulgados recentemente em Curitiba, junto com os da terceira edição do Bússola da Inovação.

Sustentabilidade e inovação são conceitos obrigatórios nos projetos de empresas de todos os tamanhos. Os pesquisadores afirmam que a indústria está ciente de que o ganho trazido pela gestão de práticas sustentáveis é bem acima do esforço empregado. Mas ressaltam que existe o medo de que decisões políticas venham a mudar as regras e aumentar o custo de produção.

É preciso garantir o apoio necessário para que os empresários brasileiros inovem e estejam preparados para aproveitar as oportunidades. Um exemplo é justamente para quem deseja exportar. Sem práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, vender para outros países será mais difícil no futuro.

Inovação e sustentabilidade implicam em não se acomodar e a entregar com qualidade reduzindo o impacto ao meio ambiente. É nítida a mobilização da sociedade para a prática de iniciativas sustentáveis, movimento que precisa ser acompanhado pelos setores produtivos brasileiros.