A maioria dos jovens brasileiros que respondeu a uma pesquisa sobre ensino superior disse que está fora da graduação por falta de dinheiro. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e apontou que, do total de estudantes ouvidos em quatro capitais do País, 70% não foram além do ensino médio porque não teriam condições de pagar as mensalidades de uma instituição particular. Um total de 1.200 pessoas (entre pais, alunos do ensino médio e egressos) foram ouvidas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. As respostas dos entrevistados deixam claro que eles consideram importante o ensino superior, mas a dificuldade em conseguir uma vaga nas instituições públicas é o grande empecilho. De acordo com dados do último Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação, dos 8 milhões de estudantes matriculados em 2015 nos cursos de graduação, 6 milhões estavam em universidades particulares. Apenas 1,9 milhão frequentava as instituições públicas. É fato que na última década aumentou o acesso de estudantes brasileiros das classes médias e baixa ao ensino superior. Aumentaram as vagas em faculdades e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma chave para várias universidades. O ensino médio e a graduação estão mais valorizados entre as famílias brasileiras, consequência, certamente, do processo de ascensão social. Mas essas conquistas estão ameaçadas frente à crise econômica que atingiu o País nos últimos anos. Sem recursos, as instituições públicas de ensino superior colocaram o pé no freio quanto à questão de aumento de vagas. Do outro lado, estudantes em dificuldades financeiras deixam os estudos porque não conseguem pagar as mensalidades. O ensino técnico aparece como uma solução importante para os jovens que desejam se profissionalizar mais rapidamente. Mas em um mundo em constante transformação, a educação continuada é a mola que vai impulsionar a inovação e a produção de conhecimento. Um país que busca diminuir as desigualdades sociais deve pensar em criar condições de acesso para quem deseja ter uma educação superior. E uma dessas condições é a criação de políticas públicas que deem oportunidades a todos os cidadãos.