O Dow Jones sobe 0,06% e o Nasdaq 0,10%
O Ibovespa não teve pregão nesta segunda-feira (20), em função do feriado do Dia da Consciência Negra, em São Paulo. No exterior, as bolsas apresentam desempenho positivo. A Bolsa de Nova York abriu com movimentos dispersos, tomando cuidado diante dos próximos passos do processo de aprovação da grande reforma fiscal prometida por Donald Trump: o Dow Jones caiu 0,10%, e o Nasdaq avançou 0,02%. O índice composto dos principais indicadores dos Estados Unidos avançou 1,2% depois de absorvido o impacto dos furacões que atingiram o país, informou Conference Board. Esse índice, que é considerado um termômetro da conjuntura, ficou em 130,4 pontos depois de um aumentou de 0,8% esperado por analistas.

Bolsas europeias fecham com desempenho positivo
As principais bolsas europeias fecharam com altas oscilando entre 0,12% e 0,5%. Em Frankfurt, o índice Dax progrediu 0,5%. Em Milão, o FTSE Mib fechou ganhando 0,44%. O CAC 40 de Paris subiu 0,4%. Mais moderadas foram Madri, com o Ibex-35 alcançando 0,15%, e Londres com o FTSE-100 fechando em +0,12%. O petróleo fechou em baixa em um mercado prudente a dez dias de uma reunião da Opep em que se discutirá cortes de produção para manter os preços. O barril de light sweet crude (WTI) para entrega em dezembro, em seu último dia de cotação para esse mês, caiu 46 centavos, a 56,09 dólares. Em Londres, o barril de Brent para entrega em janeiro caiu 50 centavos, a 62,22 dólares.

Presidente do FED renuncia ao cargo no conselho do banco
A presidente do FED (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que renunciaria ao cargo no conselho de dirigentes do BC, assim que seu sucessor na presidência do Fed, Jerome Powell, assumir a presidência da instituição em fevereiro de 2018. "Foi uma grande honra servir no sistema do Fed durante três décadas", disse Yellen após anunciar a decisão. "Estou confiante de que Powell está profundamente comprometido com a missão do Fed". A presidente do BC ainda observou que "o progresso sustentado demandará monitoramento contínuo de ameaças à estabilidade".

Jerome Powell assume a presidência em fevereiro
O mandato de quatro anos de Yellen, como presidente do Fed, se encerra em fevereiro do próximo ano, mas o mandato como membro do comitê de política monetária valeria até 2024. O presidente Donald Trump nomeou Jerome Powell como sucessor de Yellen no começo do mês. Atualmente, Powell também serve como membro do conselho de dirigentes do Fed. Anteriormente, Yellen serviu como vice-presidente do Fed e como presidente do Fed de São Francisco.