Mais um pouco de dúvida
A convocação de nova licitação para processar os empréstimos consignados da massa de servidores públicos pelo governo estadual provocou surpresas e dúvidas, já que está em vigor o contrato que defere tal encargo à ZetraSoft desde 2007 na gestão Requião. Edital lançado no dia 4 já prevê abertura das propostas para no dia 23. O contrato entre o governo e a ZetraSoft está em vigor e foi prorrogado recentemente com validade expressa até março de 2019 por força de acordo de cooperação firmado com a Celepar e a empresa, antes mesmo do edital, enviou expediente à Procuradoria Geral do Estado fazendo alerta sobre seus direitos.

Até agora não houve contestação dos incidentes relatados por parte da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, que responde pelo edital 072/2017 referente a um pregão presencial. Numa época de tantos portais de transparência, o que se observa é justamente o contrário: o opaco substitui a luz, mesmo quando a questão é divulgada.

Como se já não bastassem complicações resultantes das operações em que se sai mal todo o corpo governamental na escalada da Publicano, envolvendo boa parte da hierarquia fiscal e na Quadro Negro com o desvio de verbas das construções escolares, em ambos os casos ocorrências das quais participam gente muito próxima ao governador com os quais curte momentos de lazer e até de viagens ao exterior

Trilha de sangue
Depois dos dois presos encontrados mortos, um deles enforcado, na Penitenciária Central na semana passada, agora mais um registro de caso semelhante no 8º Distrito Policial. Além da seriedade das distritais superlotadas, drama empurrado com a barriga pelas autoridades, apesar da grita constante da classe policial temos a tensão também nas penitenciárias. Das nove, que seguidamente são referidas pelo governo, apenas uma efetivamente se acha em construção.

Sigilo e vazamentos
Vazamentos não deveriam ocorrer com tanta frequência mormente naqueles casos em que há a condicionante do sigilo. Ao longo da Lava Jato isso tem sido comum, apesar dos protestos dos que se julgam prejudicados e agora, para completar o quadro de tensões, tivemos o caso da divulgação de vídeos que colocaram em conflito o presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia com detalhamento da delação de Lúcio Funaro no site do Poder Legislativo, o que levou à reação veemente do advogado presidencial.

Ora, esses vazamentos se dão sob o novo comando da Procuradoria Geral da República de Raquel Dodge, que anuncia justamente ampliar o sigilo sobre as delações firmando-se como princípio a aceitação prévia da denúncia pelo STF para garantir mais segurança jurídica. Ocorre que o seu antecessor, Rodrigo Janot, levantou vários sigilos como na delação da Odebrecht e também no episódio tumultuário da JBS, causa de conflitos em função da desproporcionalidade dos prêmios concedidos, ora sob reavaliação a mais ampla possível e numa perspectiva de anulação e campo para infrações até no mercado acionário.

Alguns especialistas condenavam a orientação de Janot sob o fundamento de que tal prática dava a investigados a linha das apurações possibilitando até destruição de provas. Criou a atmosfera que praticamente exigia, como se estivéssemos diante de um espetáculo, cada vez mais doses sobre a nossa degradação política. E nem sempre, como estamos constatando, o maior horror é o punido mais diretamente como na mala de dinheiro do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e o dos R$ 51 milhões do Geddel, só ontem sinalizando a continuidade processual com as ações da Polícia Federal, em mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Vieira Lima, seu irmão.

Porto em alta
Nas vésperas de decisões que colocarão novos berços, agora da iniciativa privada, o Porto de Paranaguá segue mostrando força como a de ter batido todos os recordes com a exportação de 9 milhões e meio de toneladas de soja entre janeiro e setembro. O registro maior havia sido o de 8 milhões e meio de toneladas no exercício de 2015. Como temos a aduzir a movimentação de cargas de mais três meses, haverá novo recorde.

Absurdos
A estatística do feriadão restabeleceu o Vietnã das estradas com oito mortes, isso só no relato da Federal: 635 infrações em ultrapassagem e casos de altíssima velocidade captados pelos radares como o de um carro a 208 km horários e de uma moto a 205, ambos na região de Cascavel.

Escravo
Uma portaria recente do presidente Michel Temer, referente ao trabalho escravo, tem sido olhada como um fator de atraso na repressão à modalidade e há empenho para que se altere a sua redação, recriando condições mais favoráveis à fiscalização e ao indiciamento. Por incrível que pareça o Paraná, com sua modernidade, tem destaque no setor.

Folclore
Raramente, a chefia de Polícia ou Secretaria de Segurança dá embalo para ascensão na carreira política, mas ela foi básica para Ney Braga que nessa condição, a de xerife, acabou se elegendo prefeito de Curitiba em 1950, deputado federal em 1958 (perdeu de Jânio Quadros, este com 78.810).