Lula resiste
Advogados do ex-presidente Lula querem nada mais nada menos do que a suspensão dos interrogatórios marcados para setembro sob a alegação de que o Ministério Público Federal neles incluiu documentos não periciados. O fato é que o prestígio da Lava Jato, contestado nos tribunais e em recentes decisões, já não é avassalador e Lula se encontra em plena marcha pelo Nordeste, onde vai bem de Ibope ao contrário das regiões do Brasil desenvolvido, Sudeste e Sul, áreas em que mesmo nos momentos de supremacia pererecava.

Uma audiência, que sempre tem chispas como a anterior, tem efeitos políticos mais fortes do que os estritamente judiciais, mas como já existe uma condenação ainda não levada à revisão do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, há interesse em ganhar tempo, posto que a demanda possa lá adiante suscitar nulidades. Como a audiência pode ser mantida, prevalece o senso, já garantido judicialmente, de que não serão permitidos acampamentos nas imediações da Justiça Federal, suprimindo-se, em consequência, aquele posto, montado na praça, de apoio ao juiz Sérgio Moro, bem na frente do Tribunal.

Atualização
Desde 2001, quanto a planta de valores imobiliários de Londrina foi atualizada até hoje, os imóveis tiveram em média supervalorização de 800%, conforme uma confrontação no valor venal de 58 quadras de 29 bairros feita com exclusividade pela reportagem da FOLHA. A atualização é indispensável à prefeitura para contornar o sufoco fiscal, porém deverá ser feito com cautelas para não inibir negócios ante à crise. Observou-se menor valorização no centro entre 190% e 400%, região mais densamente ocupada.

O contribuinte será atendido para consultas em torno do valor do IPTU, atualizado com a nova planta, na Praça da prefeitura ou em cinco postos descentralizados. Proprietários se mostram preocupados com as revelações de valorização do metro quadrado, apesar da recomendação dos técnicos de que ela não se dará na proporção apurada nos levantamentos.

Temor
No Brasil, há o temor das regularizações como essa anunciada para os aplicativos pela prefeitura da capital que implicarão em alta dos serviços do Uber hoje tão consolidados até em convênios com times de futebol. Também há significativa descrença de que se aplique com rigor o decreto que estabelece a exigência do emplacamento local. Só isso aí, se aplicado, reduziria a frota existente em dois terços e para os taxistas seria suficiente para restabelecer o equilíbrio do mercado e a concorrência mais tolerável.

Sem carne
Há um projeto na Câmara Municipal de Curitiba que estabelece para a merenda escolar uma segunda-feira sem carne. Do bairro da Cachimba, vem a notícia de que uma das unidades da região está, há uma semana, sem a proteína animal e que a última ainda foi de frango.

Ex-prefeitos
Na Justiça Eleitoral, corre processo contra os ex-prefeitos de Curitiba Luciano Ducci e Gustavo Fruet por improbidade administrativa em vista de não terem pago compromissos dos seus respectivos governos. O Ministério Público encaminhou solicitação de apuro técnico pelo TC (Tribunal de Contas). Curioso é que Fruet falou da herança de Ducci como Rafael Greca se referiu também à de Gustavo, seu antecessor.

Biogás
Está marcada para setembro a inauguração da usina de biogás do consórcio entre a Sanepar e a empresa Catalini da exploração do lodo do esgoto com capacidade para o atendimento de oito mil pessoas. Há um espaço forte no mercado para incursões do gênero. Capitalizada, a atuação no saneamento poderia atingir a exploração do lixo, da qual um estudo tratou na Sabesp, a maior da América Latina. Aqui, o caso do lixo metropolitano não avança e a última tentativa brecou na Justiça entre os grupos interessados em fase pré-licitatória.

Retomada ?
O Conselho Nacional de Justiça, sob seus primeiros corregedores, criou a expectativa de clima novo no Judiciário na perspectiva do controle externo. Depois houve uma queda como se viu no caso do auxílio moradia. Agora, o CNJ suspendeu pagamentos vultosos a juízes do Mato Grosso como o caso daquele magistrado de Sinop com um contracheque de R$ 508.928,79 em julho . São 48 magistrados beneficiários de substituição de entrância entre 2005 e 2009. Teve forte repercussão também o fato de a futura procuradora-geral da República haver pedido a suspensão do pagamento do auxílio moradia.

Liminar
A liminar obtida pelo setor metalmecânico do norte-paranaense no Tribunal Regional da 4ª Região em Porto Alegre, que exclui o ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins, animou outros setores empresariais, além das cerca de mil empresas do segmento. E a decisão diminui entre 7% e 18% o recolhimento. Bom para eles, ruim para o governo arrecadador.

Folclore
Na guerra dos posseiros contra as colonizadoras doOeste-Sudoeste, houve situações pouco imagináveis como a montagem de juntas governativas em municípios, tomados pela anomia, das quais participavam membros do Ministério Público. Isso não se dava em todos os casos, já que formalmente as colonizadoras estavam melhor documentadas e contavam com apoio de juízes, isso sem falar da polícia.