Sinais de abafa
A declaração do presidente do TRF da 4ª Região, Thompson Flores, elogiando o rigor da sentença de Sérgio Moro que condenou Lula irritou os defensores do ex-presidente por entendê-la como inapropriada e sugerindo uma articulação conspiratória. De fato, essa intervenção parece ferir rituais não apenas formais como também questão substancial ligada à impessoalidade e ao distanciamento.

O caso é que ela decorre de outra conspiração já denunciada pelo ministro do STF, Luis Roberto Barroso, essa sim abrangente e visível, uma "operação abafa" contra a Lava Jato, alcançando até a instância superior no convívio entre seus integrantes. Há acontecimentos como decisões recentes sobre liberação de presos em função do empate de dois votos na mesma turma no STF e outros como a aberta crítica do ministro Gilmar Mendes, que mais uma vez anteontem esteve em contato com o presidente Michel Temer em encontro não agendado, não apenas voltou a criticar o procurador Rodrigo Janot como revelou impaciência com procedimentos que entende como arbitrários.

Vivemos um momento que torna impossível o exercício necessário da contenção notadamente de juízes e até ministros que exibem juízo de valor sobre matéria que estão por examinar, enfim um clima que leva a atitudes desfiguradas ou pelos menos criticáveis como essa do presidente do TRF da 4ª Região em socorro da sentença prolatada por Sérgio Moro em relação a Lula. Consequência, portanto, de um ambiente altamente afetado pela intenção, que se fez presente desde o início das investigações e denúncias, de "melar" de vez para sempre o fluxo das investigações e assegurar a paz da classe política, cujos alto e baixo clero se apresentam envolvidos na corrupção. Não poucos viram que o argumento da estabilidade da economia teve força preponderante na decisão da Câmara Federal de arquivar a representação da PGR e, aí, se ajusta ao intento mais abrangente de medidas, há tanto desejadas, que detenham aquilo que o senador Romero Jucá chamou de sangria desatada.

Paranoia
Houve uma época em que uma lenda urbana sugeria que ciganos roubavam criancinhas e naquele tempo não havia internet para disseminar o assunto. Bastava chegar na cidade um acampamento de ciganos e a paranoia se estabelecia. Agora, em Campo Largo, semana passada, houve sequestro de uma criança e foi suficiente para que as redes sociais criassem um clima de pânico.

Segurança
A sensação em relação à segurança é de anomia: novos ataques a motoristas e cobradores de ônibus marcaram o fim de semana, uma agência do Santander, na Emiliano Perneta, foi roubada antes de abrir em R$ 150 mil, um Centro Municipal de Educação Infantil do Alto Boqueirão foi assaltado pela terceira vez e dessa feita levaram 9 janelas e porta de alumínio. Das três funções essenciais de Estado (mais Educação e Saúde), é a mais deplorável. Não há como contestar.

Depósitos outra vez
No mais recente pacote fiscal de Beto Richa, novamente referência ao acesso indispensável aos depósitos judiciais, questão não muito pacífica no colegiado que andava reagindo às investidas do Executivo. Prova cabal de que a situação não é de calma, mas ainda tensa em termos de equilíbrio fiscal, notadamente quando houver novas aposentadorias (aí para evitar reposição se examina forma de permanência de oficiais da PM, também parte do projeto atual) o que demandará mais dispêndios sem perspectivas de acomodação. Tudo prova que o barco precisa de calafetação, pode estar fazendo água, ao contrário do Rio, Minas e Rio Grande do Sul em que houve afundamento e a saída é a salvatagem para fazê-lo voltar a flutuar. O governo dissimula a sua crise com essa imponderável analogia. O fato de estarmos um pouco melhor não significa paraíso, mas um purgatório ainda administrável. Não corta rente à carne, haja vista o festival de pastas que decalca o modelo da União. Sacrificar aspones jamais, ainda quando há eleição próxima.

Afabilidade papal
O papa encaminhou mensagem ao casal homoafetivo de Curitiba, Toni Reis e David, pela celebração do batismo na Catedral Metropolitana dos três filhos adotados. Manifestação teve ampla repercussão e ratificou a visão mais liberal do Vaticano em relação ao tema que ganhou força com a decisão unânime do STF favorável ao matrimônio homoafetivo.

O charme
O sindicato do tabaco fez um institucional na televisão quase na linha daquela que exalta o agronegócio, mostrando seus efeitos sociais quantos dele dependem, uma forma de abrandar os rigores da campanha antifumo que, por vezes, parece ignorar que a maior parte da chamada agricultura familiar vive do setor, o satânico e abominado e que faz de Rio Negro um dos seus maiores centros de processamento, gerando milhares de emprego e mais outro tanto em impostos. Um esforço para igualar-se a outra ala do agronegócio, mais pasteurizada.

Folclore
O Coritiba andava jejum de gols e numa de suas promoções colocaram vários veículos do modelo Gol no gramado do Couto Pereira. Décio Macedo estava nas sociais e comentou: "Agora já é gol demais e isso antes de começar o jogo".